Lá vem o Fique Ativo com polêmica! rsrsrs, gostamos assim não é? Então a pergunta que não quer calar, abdominal hipopressivo: benéfico ou vilão? Separamos algumas abordagens em tópicos para vocês lerem e ver até que ponto esse exercício é tão milagroso, o que é inventado ou realidade.
Antes disso, corre no instagram e veja nossas postagens, interaja conosco ou nos mande um e-mail! Já viu nossas indicações? Vai lá também!
ORIENTAÇÕES
- Faça com a orientação de um fisioterapeuta ou profissional de educação física formado;
- A base consiste em controle respiratório e postura;
- Crie o hábito de manter-se ereto (a);
- Antes de começar a se aventurar no abdominal, pratique e domine mais a posição de prancha.
POSIÇÕES
Entre as posturas mais básicas desse tipo de exercício estão:
Alongamento: “É feito de pé. É preciso manter o abdome bem apertado, bem ativado, com os braços esticados para cima.”
Coaptação: “Pode ser traduzida como a queda das articulações pela ação da gravidade. Você inclina o tronco para frente, deixa os ombros caírem para baixo e, nesta posição, mantenha o abdome contraído.”
Quadrupedia: “É a posição que se conhece como ficar de quatro, e que também precisa manter o abdome contraído.”
Também há outras posições simples como a que a pessoa fica sentada com as pernas dobradas ou outras mais complicadas, como a que é conhecida como prancha.
BENÉFICO OU VILÃO?
Este exercício abdominal hipopressivo surgiu na década de 1980 como uma alternativa aos abdominais tradicionais, que muitos achavam que resultavam em um abdômen volumoso. Hoje o recomendado é que os dois tipos de exercício se complementem. Enquanto que com um tipo a pessoa ganha massa muscular e facilita a aparição do “tanquinho”, o outro tonifica e reduz o contorno da cintura.
E além dos exercícios, a pessoa também precisa cuidar da dieta para evitar a acumulação de gordura na região abdominal. Não podemos deixar de expressar aqui a questão da base respiratória que é a apneia. A Apneia é definida como…
“SUSPENSÃO MOMENTÂNEA DA RESPIRAÇÃO”.
Com a suspensão da respiração, há problemas sérios como falta de oxigenação cerebral que podem acontecer. Há redução significativa do volume pulmonar, e a pressão no interior dos pulmões aumenta. Vasos podem se romper, encharcando os pulmões de sangue e plasma, num quadro semelhante ao de edema pulmonar. O coração também é afetado. Não faça em hipótese algum sem a supervisão e prescrição de um Profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta.
Curtiu? Fale conosco em nosso instagram. Divulgue a questão do “abdominal hipopressivo: benéfico ou vilão? “, mostre que o assunto é sério e precisa de atenção. Fique Ativo, Fique em Casa!
Equipe Fique Ativo. Fonte: BBC.