Quando nos deparamos com essa pergunta que é título da matéria, você pensa logo em quê? Parece bobeira lançar essa indagação em um espaço de Educação Física on-line, mas vai por mim, muitos não sabem responder, sabem exemplificar mas trazer um aprofundamento não. Afinal de contas… o que é esporte? Siga essa análise realizada pela Professora Nice Oliveira, fundadora do Fique Ativo e entenda.
Afinal de contas… o que é esporte?
O esporte tem por definição o conceito de que ele por si só, é considerado atividade física, cujo a mesma é exercida em campeonato ou dentro de um jogo, onde sua prática é sujeitada a regras específicas para determinados fins. Pode ser um mero entretenimento até a um campeonato, um momento lúdico ou exercício físico e até mesmo mental, como xadrez por exemplo, que auxilia a manutenção da forma e até a recuperá-la.
Para que possamos qualificar uma atividade física como esportiva, devemos levar em conta que a atividade física é todo o movimento muscular produzido no dia a dia quando não há repouso corporal, desde atividades cotidianas como passear por um parque e a fins. Já as atividades esportivas, já o exercício físico trata da sequência de algo planejado, neste caso, movimentos musculares, devendo ser realizado sempre com o apoio de um profissional de educação física próximo.
No âmbito escolar, nos deparamos com o esporte na escola e o esporte da escola, e baseando no conceito de Bracht (2000) é que o “esporte na escola é um movimento exclusivamente voltado para a produção de talentos esportivos e a própria revisão da LDB no que tange às diretrizes da Educação Física.” O esporte na escola é um prolongamento da própria instituição esportiva. Os códigos da instituição esportiva podem ser resumidos em: princípio do rendimento atlético desportivo, competição, comparação de rendimentos e recordes, regulamentação rígida, sucesso esportivo e sinônimo de vitória, racionalização de meios e técnicas. Bracht (2000)
Já o esporte da escola é a compreensão o fenômeno esportivo. (…), a ideia da escola como lugar de produção de cultura. É a promoção da alfabetização esportiva vai muito além da aprendizagem de destrezas; o exercício da plena cidadania no plano da cultura corporal de movimentos e especificamente no plano do esporte exige o desenvolvimento de competências que vão além dessas habilidades e que abranjam também a capacidade de situar histórica e socialmente essa prática humana, de perceber e analisar os valores que a orientam, os benefícios e os prejuízos de uma ou outra forma da prática esportiva. Bracht (2000)
OLIVEIRA, I.F. Afinal de contas, o que é esporte? Fique Ativo. São Paulo. 2021
Para o texto acima, foi utilizado como embasamento de Bracht, e também de Impocleto, Picollo e Souza (referências no final da matéria), mas que tal agora fazermos uso de tudo isso que falamos acima numa prática pedagógica? Confira a aula que a Professora Nice realizou em 2019 com sua turma de ensino fundamental I.
PLANO DE AULA
Tema: Capoeira
Público Alvo: Alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
Objetivo: Fazer com que os alunos vivenciem na prática as aulas de capoeira.
Conteúdo: Movimentos específicos da capoeira.
Desenvolvimento / Estratégia: No primeiro momento, será apresentado a partir do vídeo “Besouro”, a capoeira e sua história, levantando pontos sobre o continente africano e a sua real influência dela na cultura brasileira. Após este momento, o docente irá dar aquecimentos e também alongamentos para aquecer músculos e tendões. Por fim, será proposto assim como no filme apresentado, uma roda de capoeira com os conhecimentos básicos de movimentos vistos e passados pelo professor como bênção, ponteira, meia lua, queixada, armada entre outros.
Materiais: filme, vídeo, berimbau, quadra.
Avaliação: Procedimental, conceitual e atitudinal a partir do material apresentado, bem como interação dos alunos, dificuldades e socialização do grupo.
E aí, curtiram? Afinal de contas… o que é esporte? Esporte é tudo isso e muito mais, entendendo o conceito, nunca mais generalizará. Siga nosso Instagram e nosso LinkedIn para mais informações, e #FiqueAtivo !