Estagiário… entenda: você não é Personal! Frase direta e reta diante de tantas práticas errôneas que vemos na internet e na vida real. Não é incomum nos depararmos com estudantes de Educação Física (bacharelado), se comportando publicamente como se fosse formado na área.
Assim como é inadmissível blogueiros fazendo função que cabe ao profissional, é bizarro ver tal comportamento do bacharelando. Oras, se há 4 anos no mínimo de formação acadêmica, o que te faz pensar que pode usufruir do nome Treinador, Personal, Profissional de Educação Física sem a formação finalizada? Pois bem, mas não é apenas a fala “emocionada” do estudante que causa esse desvio criminal da função, atenção empresas nos erros que vocês cometem:
- ATRIBUIÇÃO DE FUNÇÃO EXCLUSIVA DO FORMADO COMO: ACOMPANHAMENTO DO ALUNO, ELABORAÇÃO DE PLANOS DE TREINO, AVALIAÇÕES FÍSICAS, AULAS COLETIVAS;
- NÃO FISCALIZAR E ESCLARECER AO ESTAGIÁRIO SEU LUGAR NA EMPRESA, TANTO ON-LINE QUANTO PRESENCIAL – SERÁ QUE VALE A PERDA DE SEU REGISTRO JURÍDICO E FÍSICO E RESPONDER PROCESSO FEDERAL POR MÁ CONDUTA DE SEU ESTAGIÁRIO?
Ambos errados! e repito, estagiário… entenda: você não é Personal! Nem o formado em Educação Física dependendo de seu campo profissional é um personal! Sabe o que a lei diz a respeito do estágio?
6. No âmbito do estágio curricular obrigatório e não obrigatório em Educação Física a “orientação de estágio” corresponde à determinação de: conteúdo, intensidade, volume, forma, além dos procedimentos de aplicação das atividades propostas para o estagiário, incluindo a correspondente responsabilidade ética. O “acompanhamento de estágio” contempla a responsabilidade sobre o conjunto das atividades propostas ao estagiário, além da observação direta das mesmas, de forma a possibilitar condições de ação imediata em caso de conduta imprópria do estagiário ou de algum incidente que ocorra durante a sessão de atividades que são desenvolvidas sob sua responsabilidade ética. A “supervisão de estágio” compreende a ação de conhecer, o mais globalmente possível, uma determinada atividade profissional com o objetivo de possibilitar o aperfeiçoamento contínuo de seu exercício, no contexto de uma determinada realidade, além de orientar, quando necessário, o conjunto dos profissionais envolvidos no estágio, incluindo a correspondente responsabilidade ética.
Bacharelando, se você foi atuar no estágio, seja remunerado, seja obrigatório e te passaram demandas profissionais como se fosse mais um funcionário formado, denuncie, mude o estágio, pois essa etapa é para aprender, e não fazer. A gravidade do ato omisso em aceitar a situação problema, pode te gerar processos grandes e pode te fichar para sempre. Havendo dúvidas, segue também alguns links abaixo:
Ufa…! Estamos entendidos? Compartilhe, comente, fale sobre isso em sua roda de colegas, mas nunca mais querido amigo estagiário fale inverdades, estagiário… entenda de uma vez por todas: você não é Personal!
Siga-nos do LinkedIn e Instagram, Fale Conosco também! Até breve!
Respostas de 5
Eu estou treinando com duas amigas, e tem uma mulher que saiu da recepção e está dando uma de professora (estagiária).
Como ela nunca gostou de mim foi inventar para dona que estou dando personal e ela veio falar comigo, tentei argumentar que uma é minha sobrinha e outra minha amiga, e eu estou treinando junto com elas. Nunca denunciei nada de lá, a mais de 2 anos é meio.
Mas agora eu vou, gostaria de saber onde posso fazer isso. Sempre fui simpática com todos lá, mas agora chega.
Por gentileza poderia me auxiliar?
Eu estou treinando com duas amigas, e tem uma mulher que saiu da recepção e está dando uma de professora (estagiária).
Como ela nunca gostou de mim foi inventar para dona que estou dando personal e ela veio falar comigo, tentei argumentar que uma é minha sobrinha e outra minha amiga, e eu estou treinando junto com elas. Nunca denunciei nada de lá, a mais de 2 anos é meio.
Mas agora eu vou, gostaria de saber onde posso fazer isso. Sempre fui simpática com todos lá, mas agora chega.
Por gentileza poderia me auxiliar?
Olá, tudo bem? Poxa, que situação estressante… Se a ex recepcionista for estudante de educação física (bacharel) e estiver em período de estágio, a função dela é orientar junto com o responsável técnico do local. Se a dona está permitindo a estagiária realizar funções de instrutor de academia, procure o Conselho Regional de Educação Física de sua região, se não souber , acesse: https://www.confef.org.br/confefv2/ouvidoria/#!
Eles te darão as orientações devidas, mas tenha registros que comprovem o ato, pois pode ocorrer a fiscalização e ela estar na recepção, e nada acontecer. Prove por imagens, boa sorte!
Bom dia , na academia q eu atuo como personal a estagiaria foi mandada embora há uma semana, e agora esta voltando como personal, sendo q pagamos 200,00 por aluno, temos q fechar um plano anual tbm se quisermos treinar, e o uso obrigatório da camiseta, essa falsa personal, não paga para treinar, não paga por aluno e tbm não usa camiseta, ainda olha para nos os personais q trabalhamos corretamente como a empresa manda, ela fica debochando, e agora fomos ameaçados q se denunciarmos, ele já tem em.mente quem poderia ser, ira embora junto com ela, se o cref aparecer. Duro trabalhar num lugar onde somos extorquidos e ameaçados.
Oi, tudo bem? Poxa… lamentamos muito que esteja passando por isso, mas nao abra mão do que é certo por “ameaças infundadas”. Se o seu medo for de ser demitida, passarei um site que creio ser útil pra se recolocar no mercado:vagasdeacademia.com.br , lá há muitas oportunidades.
Mas não deixe de denunciar essa empresa e essa pessoa. Não é justo e nem ético… desejo de coração que as coisas se ajeitem pra você.