Que o esporte é um fator de inclusão, nós já sabemos bem… mas, como introduzir a cultura inclusiva na educação básica partindo do ensino desportivo? O Handebol sem sombra de dúvidas, é um dos esportes mais dinâmicos e imaginar cadeirantes praticando, é fora da realidade de muitos, imagine na de nossos alunos? O Handebol na cadeira de rodas adaptado na educação física escolar, foi feito de modo leve e com recursos básicos na Escola Estadual de Período Integral, Aladino Polon no município de Caieiras na Grande SP, e essa aula foi realizada pelo Professor de Educação Física Escolar, Bruno Cândido da Silva (CREF 188996-G/SP), que com muita disposição propôs aos alunos esse desafio que transformamos aqui no Fique Ativo em uma aula diversificada. Confira a proposta!
Handebol na cadeira de rodas – aula completa
PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental I e II
OBJETIVOS: Introduzir o handebol adaptado de maneira lúdica; aprimorar técnicas e táticas do handebol; Complementar e ampliar os conhecimentos prévios dos alunos
CONTEÚDO:(EF02EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos inclusivos, valorizando o trabalho em equipe e a participação de todos.
(EF07EF14) Experimentar e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
(EF07EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.
ESTRATÉGIA: Disponha as banquetas pela quadra nas posições reais dos jogadores de handebol paralimpico. Explique as regras claramente, que são
- Levar a banqueta em toda a movimentação do jogo;
- Não se levantar quando estiver com posse da bola;
- Respeitar o tempo da posse de bola conforme regras oficiais;
- Ao descer para a área de ataque, se atentar a posição que escolheu para o passe;
- Ao defender, respeitar os sistemas defensivos: 6×0, 5×2, 3×3, 3x2x1.
Curtiu? Siga-nos nas redes sociais LinkedIn, Instagram e Facebook. Quer ter sua aula aqui no site? Entre em contato conosco! Agradecemos ao professor Bruno Cândido e a Escola Estadual Aladino Polon pela aula.
Confira um jogo profissional e inspire-se!