Postamos em nosso Instagram, algumas abordagens para ajudar no retorno presencial e quebra-gelo com o ensino fundamental 2 e ensino médio. O motivo do post e agora desta matéria, é a latente dificuldade que muitos profissionais de educação física tem, quando precisa elaborar propostas de atividade de retorno para Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, e isso ocorre em grande parte das vezes, pela ausência de planejamento prévio. Se tiver dúvida sobre o que fazer e como fazer, veja o exemplo que já disponibilizamos aqui.
Vamos retomar então, as dicas que demos no Instagram:
- Antes de tudo, manter a postura diante de uma turma é algo indispensável, mas não podemos também “ser ditadores” pra não afastar o corpo estudantil e, consequentemente, criar uma fama desnecessária para você, Profissional de Educação Física.
- Lembre-se: as atividades sugestionadas, não substitui em hipótese alguma seu planejamento. Faça anotações durante estas práticas iniciais, isso irá te auxiliar ao longo do ano letivo.
PROPOSTAS PARA ENSINO FUNDAMENTAL II
-
Dinâmica dos Memes: Essa dinâmica visa estimular a criatividade e a capacidade de comunicação, bem como desenvolver um senso de comunidade na turma. Para isso, é necessário que o professor distribua uma série dessas imagens, facilmente encontradas na internet. Cabe aos alunos complementarem as imagens com frases que lhe deem significado e façam sentido dentro desse novo contexto. Fonte: Toda Matéria.
-
Dinâmica do Interrogatório: Essa dinâmica possibilita a integração da turma e o desenvolvimento da capacidade de elaborar perguntas e respostas. Desse modo, todos os alunos serão “interrogados” pelos colegas de classe e suas respostas às questões não podem conter as palavras: sim, não e porque. Cada aluno poderá fazer uma pergunta, buscando com que o interrogado fale as palavras proibidas. Caso o interrogado fale “sim, não ou porque”, pode pagar algum tipo de prenda e dar lugar ao próximo. Fonte: Brasil Escola.
PROPOSTA PARA ENSINO MÉDIO
-
Dinâmica da Resolução dos Problemas: É pedido que cada estudante, sem se identificar, escreva em um pedaço de papel, os problemas que eles gostariam que fossem resolvidos. Os papéis contendo os diversos problemas devem ser dobrados e colocados juntos em uma caixa. Cada aluno deve ir até a caixa e ler o problema para a turma e, coletivamente, pensam em uma possível estratégia para sua solução. O professor atua como um mediador da tarefa, fazendo com que os integrantes da turma troquem opiniões e reflitam sobre as melhores estratégias para a resolução das questões. Fonte: Brasil Escola
- Segunda abordagem: Brainstorming: traga em pauta, um tema atual que envolva direta ou indiretamente a educação física, ex: gordofobia, transtornos corporais, autoimagem e etc. Deixe que os alunos expressem suas opiniões, partindo de perguntas preestabelecidas por você, anote no quadro e já correlacione com seu plano ao longo do ano. É de suma importância aplicar esse tipo de atividade, somente se o seu planejamento estiver completo, para que assim, você anote e verifique o que pode ser inserido ou modificado a longo ou curto prazo. Fonte: Fique Ativo.
Professores, antes de tudo se organizem. Há um oceano entre o “executar” e o “realizar”. Ao se planejar, parte do que você espera já é fator determinante para o sucesso da sua aula, contudo, o sensível olhar atento fará a diferença. Tire um tempo nesse início e observe seu público alvo, anote, grave se for preciso e após esses momentos iniciais de propostas de atividade de retorno para Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, refaça o que for preciso para seu plano de ensino funcionar ao longo do ano. A graça desse documento, é justamente a possibilidade de ser alterado ao longo do ano, portanto, não se limite a padrão fechado de plano de aula e de ensino, faça modificações pertinentes, fale com a equipe gestora, estude casos, estude emoções.
Quer um help mais detalhado? Fale conosco e siga nossas redes sociais. Fique Ativo.