Relembrando a contração muscular

Papo vai, papo vem e nos vimos conversando em pleno feriado sobre contração muscular! Então, decidimos deixar aqui no site com a temática “relembrando a contração muscular”, o que os estudos dentro da cinesiologia explica sobre isso! 

RELEMBRANDO A CONTRAÇÃO MUSCULAR

Guyton e Hall (2006) em seus estudos, relatam: “a contração muscular ocorre segundo as etapas sucessivas que serão descritas a seguir. Inicialmente, um potencial de ação percorre o axônio motor até suas terminações nas fibras musculares. Em cada terminação, há a secreção de uma pequena quantidade da substância neurotransmissora chamada “acetilcolina”, que atua sobre uma área localizada na membrana da fibra muscular abrindo numerosos canais proteicos, que permitem o influxo de uma grande quantidade de íons sódio para o interior da membrana da fibra muscular. Isto produz um potencial de ação na fibra muscular, penetrando, profundamente, no interior dessa fibra, fazendo com que o retículo sarcoplasmático libere, para as miofibrilas, uma grande quantidade de íons cálcio, que ficam armazenadas em seu interior. Os íons cálcio geram forças atrativas entre os filamentos de actina e de miosina, fazendo com que estes deslizem um em direção ao outro, o que constitui o processo contrátil. Após uma fração de segundo, os íons cálcio são bombeados de volta para o retículo sarcoplasmático, no qual permanecem armazenados até que ocorra um novo potencial de ação muscular, terminando, dessa forma, a contração muscular.”

TIPOS DE CONTRAÇÃO MUSCULAR ESQUELÉTICA

Agora, vamos deixar para vocês um compilado de autores e suas explicações acerca da contração. Nós como professores, precisamos nos manter sempre atentos e informados para não errar na educação de nossos alunos, seja na escola ou em academias. E é claro, devemos manter também fresco tais conteúdos especialmente nas aplicações clínicas, como o caso da fisioterapia! Vamos continuar relembrando a contração muscular segundo os autores abaixo:

“Quando um músculo se contrai e produz força sem nenhuma alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é chamada “isométrica”, “estática” ou “de sustentação”, as quais funcionalmente estabilizam as articulações (SMITH; WEISS; LEHMKUHL, 1997). Rasch (1991) acrescenta que, durante a contração isométrica, a tensão é insuficiente para mover uma parte do corpo contra uma dada resistência. Quando um músculo desenvolve tensão suficiente para superar uma resistência, de modo que o músculo encurte visivelmente e mova uma parte do corpo, diz-se que ele está em contração concêntrica. Quando uma dada resistência sobrepõe a tensão muscular, visto que o músculo se alonga durante a contração, esta é chamada “contração excêntrica”. As contrações musculares concêntrica e excêntrica são conhecidas como “isotônicas” pelos fisiologistas (RASCH, 1991). Uma contração é isocinética quando a velocidade de movimento é constante (SMITH; WEISS; LEHMKUHL, 1997). Como exemplo para a afirmação citada anteriormente, usaremos o levantar-se de uma cadeira. Neste momento, o músculo quadríceps é contraído concentricamente e o ventre muscular é encurtado; já no movimento contrário, o sentar-se em uma cadeira, uma contração excêntrica do quadríceps é provocada e é alongado o ventre muscular.”

Curtiu a postagem sobre relembrar a contração muscular? Compartilhe, salve e use quando bater a dúvida! O campo da Fisioterapia e da Educação Física necessitam de constante estímulo no quesito educar e formar além do cuidar. Não se esqueça de baixar sua anamnese para usar com os pequenos, e também o planner fitness para impulsionar em seus resultados! #FiqueAtivo 

Dr.ª Gessiliane Andrade, Fisioterapeuta Residente e co-fundadora do Fique Ativo. CREFITO 254949-F/CE. Nice Oliveira, Profissional de Educação Física e fundadora do Fique Ativo. CREF 158607-G/SP

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.