Você conhece o Sport Stacking? Não? então veja a seguir, um dos esportes convencionais mais bacanas que podemos introduzir na educação física escolar, como recurso lúdico em aulas que demandem cooperação socialização, interação e tantas coisas mais! Quer conhecer? Leia a seguir e fique por dentro!
DEFINIÇÃO
Sport Stacking em português significa “Empilhamento Esportivo”, e é na modalidade de competição individualizada ou em equipes, que em resumo, se trata dos alunos empilhando e desempilhando um conjunto de 12 copos, com um movimento predeterminado em uma velocidade considerada. O esporte surgiu em 1980 na Califórnia, mas foi Johnny Carson que introduziu a competição no The Tonight Show em 1990. A partir daí, o empilhamento esportivo se tornou uma competição mundial governada e promovida por sua própria associação, o World Sport Stacking Association (WSSA).
REGRAS
As regras no geral, são bem simples:
- O uso de ambas as mãos é obrigatório, mas nunca as duas num mesmo copo;
- Deve ser empilhado uma pirâmide por vez, nunca as duas simultaneamente;
- Up Stack – montagem das pirâmides;
- Down Stack – desmontagem das pirâmides;
- Dinâmica 3-6-3, é o empilhamento de três pirâmides e desfazê-la em tempo hábil, totalizando 12 copos;
- Dinâmica 3-3-3, são 9 copos totais e assim como o anterior, o jogador tem que fazer e desfazer 3 pirâmides, com 3 copos cada;
- Os fumbles têm que ser corrigidos de forma imediata. Na fase de up stack, tem que se voltar atrás na sequência até onde aconteceu o fumble para o corrigir. Se acontecer na fase de down stack pode ser corrigido assim que aconteça sem ser necessário voltar atrás na sequência.
No vídeo a seguir, Pedro Monteiro o ganhador do “torre copos” do programa extinto Caldeirão do Hulk, mostra o passo a passo.
Ainda sobre o esporte não convencional Sport Stacking, um breve resumo:
- Várias escolas pelo mundo incorporaram o Sport Stacking em seu currículo de educação física;
- À medida em que foi se popularizando, crianças e adultos passaram a se aperfeiçoar cada vez mais, visando um novo recorde mundial;
- Não há contra indicações na prática, além de inclusivo é bem dinâmico;
- Indicado para todos os tipos de públicos;
- Alunos com amputação de membros superiores podem jogar tranquilamente, mas recomendamos que flexibilizem a questão do up stack, com uma segunda pessoa empilhando se assim for necessário.