Ansiedade e Exercício Físico

Seus pensamentos te impedem de cuidar do seu corpo?

Olá, sou Sâmela Matias, psicóloga clínica, amo falar sobre ansiedade no perfil @samelapsi e ser desafiada pela instrutora do pilates toda semana.

Sâmela Matias. Todos os direitos reservados.

Hoje invadi o espaço do @fique.ativo para falar sobre ansiedade e exercício físico🏃🏼‍♀️.

Talvez o que você não saiba é que os pensamentos ansiosos que surgem em sua mente podem estar diretamente relacionados à forma como você cuida do seu corpo. Vamos conhecê-los?*

1. “Vou parecer uma idiota”:
Na clínica é comum ouvir de minhas pacientes o receio de ser observada por estranhos, fazer algo errado, ser ridicularizada ou sentir-se constrangida ao exercitar-se em público. Se você pensa assim, que tal se desafiar um pouco? Tire o foco de si e direcione para o que está ao seu redor. Observe: as pessoas estão mais focadas em si mesmas ou em você? Provavelmente, a primeira alternativa é a mais provável, então relaxe e curta seu exercício em casa ou em público.

Sâmela Matias. Todos os direitos reservados.

2. “Não estou motivada, não vou me exercitar hoje”:
Se você esperar a motivação surgir, é bem provável que você não se exercite. No contexto da pandemia, em especial, você precisará aderir aos exercícios em casa o que torna mais desafiador cuidar do seu corpo. Porém, sua vida é feita de escolhas difíceis. É difícil ter motivação para exercitar-se e é difícil ganhar mais peso do que você gostaria. Então escolha seu difícil e lide com as consequências favoráveis ou negativas da sua decisão. Para começar, não pense muito. Levante e faça o que te faz bem. A motivação vai surgindo quando você começar a ser recompensada com os resultados do seu esforço.

3. “Meus problemas são grandes demais pra perder tempo com exercício físico”:
Com certeza os exercícios físicos não irão resolver boa parte dos seus problemas, porém, podem melhorar seu humor, aumentar sua autoconfiança e autoestima, reestabelecer seu vigor, cuidar de sua saúde e descarregar a sensação de ansiedade que está instalada em seu corpo. Essas são soluções reais para muitos de seus problemas e não soluções triviais. Com tantos benefícios, que tal se dar uma chance e escolher hoje um exercício para praticar?

4. “Esse não é o momento certo de começar”:
Você já pensou isso várias vezes e mesmo assim não encontrou o momento certo. A verdade é que ele não existe. Quanto mais você adia as coisas, menos você as fará. Viver no futuro não te ajuda a executar o que precisa ser feito hoje. O momento certo de fazer algo é agora.

Sâmela Matias. Todos os direitos reservados.

Depois de refletir sobre esses pensamentos, o que você está esperando para começar? Fale com o pessoal do Fique Ativo, se permita mudar e veja que ansiedade e exercício físico podem ser desassociados pelo bem de sua saúde!

Dr.ª Sâmela Matias – Psicóloga. 

 

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.