Hoje separamos aqui, em pequenos textos nas fichas, os benefícios que o pilates desenvolvem no corpo, da criança ao idoso, a prática tende tão e somente a promover um bem-estar físico e mental para o indivíduo.
Segundo o criador do método, Joseph Pilates:
“Pilates é um método de exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo para sua execução.”
“Quando todos seus músculos estiverem propriamente desenvolvidos, você realizará com rotina seus exercícios com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”
Segundo o Blog Pilates, Joseph nasceu em 1883 na Alemanha em um vilarejo chamado Monchengladbach, foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo, bronquite e febre reumática. Desde cedo ele decidiu contrariar a sua forma debilitada, buscando nas atividades físicas uma solução para vencer seus problemas. Ele utilizou yoga, mergulho, boxe, natação, esqui e conhecimentos de Fisiologia, Anatomia e Medicina Oriental. Até os movimentos animais não fugiram das suas observações.
Aos 32 anos Joseph mudou-se para a Inglaterra, onde se tornou boxeador profissional, e anos mais tarde ficou recluso no campo de concentração de Lancaster. Foi neste campo de concentração que Joseph aplicou o método, um programa de condicionamento baseado em exercícios que eram realizados no solo. Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe (influenza) que vitimou outras pessoas de outros campos.
Pilates tornou-se enfermeiro e trabalhou na recuperação de feridos da guerra utilizando as molas das camas para a melhoria da condição física destes pacientes. Agora que já sabe os “Benefícios do pilates para o corpo”, confira o que nossa co-fundadora diz a respeito desta prática, uma de suas especialidades e que você pode contratar aqui, no Fique Ativo!
- Reeduca a respiração;
- Fortalece a musculatura;
- O emagrecimento ocorre naturalmente por conta do trabalho de fortalecimento;
- O corpo fica mais resistente;
- Do trincado ao iniciante, da criança ao adulto, pilates ajuda os ossos de modo limpo;
- Na infância, auxilia na etapa do estirão que causa dores nos adolescentes, além de se manter a postura correta;
- Idem na terceira idade, prevenindo a atrofia.
- Como já lido nas outras abas, não há contra indicações;
- Deve ser feito com cautela;
- Traz de volta a longo prazo, uma maior mobilidade articular.
Professora Mery Santos – Co-Fundadora – CREF 156946-G/SP
Especialista em Pilates. Fonte: Blog Pilates