Ao contrário do que e como a educação física escolar é tida, é uma das disciplinas mais completas e que também necessita de avaliações, mas como deve ser a avaliação final de Educação Física? Vamos tirar as dúvidas a seguir, mas antes confira matérias que já tratamos da temática, leia sobre avaliação no final do ano letivo e também anamnese.
Mas afinal, como deve será avaliação final de Educação Física? Será que é uma prova escrita de tudo que deu ao longo do ano? Um seminário talvez? Calma, professores!
Há várias formas de mensurar como o seu aluno está, mas uma das melhores vertentes é verificar se as habilidades motoras e capacidades físicas foram atingidas, se houve assimilação do conteúdo, evolução nos processos psicomotores, se o sistema vestibular está de acordo com a faixa etária.
Não adianta se desesperar, professores! Se caso chegou até aqui e não sabe identificar estes pontos, um recurso bacana para não errar no próximo ano é o diário de bordo. Adote o hábito de anotar coisas que acontecem em sua aula, tudo vale ouro num momento final. Você não precisa adotar um sistema arcaico de prova escrita com temas difíceis e linguagem dificultosa (a não ser que sua instituição escolar exija, aí também aconselho que argumente sobre quão antiquado é isso) se tiver esses apontamentos sempre em mãos.
Mesmo com todas as dicas se sente perdido ainda em como deve ser a avaliação final de Educação Física? Dê uma passada em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn e se inspire com aulas, planejamentos e a fins! E é claro, com nossos livros aqui no site e matérias que, sem sombra de dúvidas será um norteador para seus dia a dia, queridos colegas! Até a próxima.