O esporte tem por definição o conceito de que ele por si só, é considerado atividade física, cujo a mesma é exercida em campeonato ou dentro de um jogo, onde sua prática é sujeitada a regras específicas para determinados fins. Pode ser um mero entretenimento até a um campeonato, um momento lúdico ou exercício físico e até mesmo mental, como xadrez por exemplo, que auxilia a manutenção da forma e até a recuperá-la.
Para que possamos qualificar uma atividade física como esportiva, devemos levar em conta que a atividade física é todo o movimento muscular produzido no dia a dia quando não há repouso corporal, desde atividades cotidianas como passear por um parque e a fins. Já as atividades esportivas, o exercício físico trata da sequência de algo planejado, neste caso, movimentos musculares, devendo ser realizado sempre com o apoio de um profissional de educação física próximo.
No âmbito escolar, nos deparamos com o esporte na escola e o esporte da escola, e baseando no conceito de Bracht (2000) é que o “esporte na escola é um movimento exclusivamente voltado para a produção de talentos esportivos e a própria revisão da LDB no que tange às diretrizes da Educação Física.”
- O esporte na escola é um prolongamento da própria instituição esportiva. Os códigos da instituição esportiva podem ser resumidos em: princípio do rendimento atlético desportivo, competição, comparação de rendimentos e recordes, regulamentação rígida, sucesso esportivo e sinônimo de vitória, racionalização de meios e técnicas. Bracht (2000)
- Já o esporte da escola é a compreensão o fenômeno esportivo. (…), a ideia da escola como lugar de produção de cultura. É a promoção da alfabetização esportiva vai muito além da aprendizagem de destrezas; o exercício da plena cidadania no plano da cultura corporal de movimentos e especificamente no plano do esporte exige o desenvolvimento de competências que vão além dessas habilidades e que abranjam também a capacidade de situar histórica e socialmente essa prática humana, de perceber e analisar os valores que a orientam, os benefícios e os prejuízos de uma ou outra forma da prática esportiva. Bracht (2000)
Entendendo essa diferença, temos por exemplo na imagem abaixo uma aula de bocha… é um esporte de precisão que se classifica neste caso como esporte da escola, pois abrange a cultura corporal do movimento. A turma do Professor Jonathan realizou objetivando a alfabetização esportiva, além da prática social.
Viram só? Nessa aula em especial, contou muito a destreza, movimentação, manejo de corpo e interação. A bocha é rica nestes quesitos e de extrema fundamentação técnica, mesmo assim, entra como esporte da escola pelas razões acima descritas. Abaixo, mesmo sendo uma turma de educação infantil, temos o exemplo da Professora Nice com esporte na escola, neste caso o circuito com objetivo de conclusão e pontuação ao final, cujo objetivo era marcar o gol. Mas como assim isso no infantil? Simples, respeitando o tempo do aluno e o manejo de corpo, ao mesmo tempo inserindo regras e trabalhando os códigos da modalidade, além de incentivar a técnica do equilíbrio, manejo de corpo e destreza.
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