Olá Professores, todos bem? Hoje resolvi disponibilizar um esqueleto de planejamento semanal (semanário) para os colegas professores que ainda tem dificuldade em organizar suas atividades. Deixamos um belo modelo floral criado por nós, e também um modelo preto e branco e tons de cinza, mais básico!
A didática na Educação Física enquanto nos formamos, sempre aborda a metodologia e como devemos organizar, aliás, é padrão dos cursos de licenciatura trazerem à tona esses apontamentos. Dentro do campo, o professor sempre tem que ter em mente que para se montar um plano de aula, é preciso seguir a lógica abaixo:
- Tema que irá trabalhar baseando-se em seu plano de ensino;
- Objetivos específicos que pretende atingir em sua aula;
- Os conteúdos programáticos acerca da temática;
- Os materiais de aula, claro, respeitando as normativas estabelecidas para o novo normal;
- Avaliação.
PARA REFLETIR: “A Educação Física Escolar assumiu, durante sua trajetória histórica, diferentes características, conteúdos, metodologias e objetivos. Atualmente, a Educação Física é reconhecida como componente curricular obrigatório da Educação Básica. Isso mostra o caráter essencial de sua prática no âmbito escolar, bem como a importância de sua integração com as demais disciplinas pertencentes aos diferentes níveis de ensino. Para que essa disciplina possa atingir os seus reais objetivos, ela precisa estar pautada nas diretrizes da educação brasileira. Portanto, conhecer, estudar e compreender os principais documentos que regem a Educação Física Escolar é muito importante para a melhoria da qualidade de ensino. Dessa forma, consideramos de suma importância refletir sobre as propostas curriculares oficiais e a prática pedagógica dos professores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Assim, o objetivo desta atividade é realizar uma reflexão crítica sobre a Educação Física Escolar e as propostas curriculares que norteiam o trabalho dos professores dessa disciplina, bem como refletir sobre as possibilidades de tornar esta prática mais interessante, visto que as aulas de Educação Física são constantemente desvalorizadas pelos alunos, pais e professores de outras áreas. A intenção é que, com base nas propostas curriculares oficiais, as aulas de Educação Física se tornem mais motivantes, estimulando os alunos para que sejam mais criativos, responsáveis e participativos. A Educação Física precisa ser reinventada e reconstruída. Portanto, espera-se que no interior da escola existam professores criativos, fiéis aos objetivos da prática, visando tornaras aulas diferentes, interessantes e motivadoras”.
Fonte: Fundamentos da Educação Física – Centro Universitário Claretiano.
Baixe aqui o seu Planejamento Semanal gratuito versão floral – Clique aqui !
Baixe aqui o seu Planejamento Semanal gratuito preto e branco – Clique aqui!
Viu só? é bom recordar as questões de semanário, não é? Então não perca mais tempo e compartilhe nosso conteúdo! “Baixe aqui o seu Planejamento Semanal gratuito”, pois escrito para auxiliar vocês, amigos professores em sua prática. Dúvidas? Fale conosco!