Pois é amigos professores… estamos diante de um novo mundo, de novos desafios, novas dificuldades em como replanejar as aulas de educação física com o novo normal.
Infelizmente, muitos de nossos colegas Profissionais de Educação Física tendem a reciclar planos de ensino, ou aderem ao clássico ctrl c ctrl v, sem nem ao menos contar com as diversidades que haverá diante das turmas que assumirem. Por isso, nós dois Professora Ivanice e Professor Jonathan iremos postar uma série de quatro matérias que visará pautando a lei de pandemia, como poderá você, Professor de Educação Física Escolar independente do ano que atuará na educação básica, planejar seu ano sem surpresas e o mais importante, dentro das determinações federais do Conselho. Caso não tenha visto a resolução, clique aqui.
Como replanejar as aulas de educação física com o novo normal? - EDUCAÇÃO INFANTIL
já publicamos aqui no site, algumas sugestões de como lidar e trabalhar remotamente com a Educação Física Escolar na vertente da Educação Infantil. Contudo, planejar é uma questão mais delicada, não é?
Separei então por blocos nas abas a seguir, uma sequência anual simples com algumas áreas da Educação Física que poderá aplicar a cada bimestre, mas é claro que são apenas apontamentos, simples norteadores que te darão clareza em como lidar com cada bimestre, seja remotamente ou presencialmente, mas dentro dos protocolos estabelecidos.
NÃO SE ESQUEÇA: Na educação infantil, ao planejar lembre-se que em seus objetivos, o que deverá reger é se o seu aluno “SERÁ CAPAZ DE”, então, descreva sempre e preferencialmente “ser capaz de…” Vamos lá?
- ESQUEMA CORPORAL;
- RITMOS;
- AGILIDADE;
- IMITAÇÃO.
Há um Profissional de Educação Física que reinventou muito tais questões propostas acima, o Professor Vitor Aguiar – CREF 015855-G/RJ, usou de sua formação complementar em Psicomotricidade, Psicopedagogia, Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil e Educação Inclusiva para inovar não apenas no aspecto escolar, mas também na área de Personal Kids. Como profissional formadora que sou, digo que as propostas que o Vitor propõe individualmente, é cabível perfeitamente em um ambiente presencial e também remoto. Muitos dos elementos que ele embasa como recurso em suas aulas, são em sua grande maioria acessíveis à todas as classes sociais. Te convido a acessar sua página clicando aqui, para se inspirar em seu planejamento.
- PROPORÇÕES E MEDIDAS;
- JOGOS DE SALÃO E AO AR LIVRE;
- EQUILÍBRIO.
Meu lado Pedagoga grita por isso na educação infantil, pois ao proporcionarmos atividades dentro de eixos que orientem um corpo ao espaço, fazem com que o processo alfabetizador seja menos penoso, pois, ao amadurecer o corpo, todo o restante se torna mais natural. Por isso a orientação correta dada por um Profissional de Educação Física é tão importante para a área escolar no segmento infantil. Não compete ao Pedagogo garantir isso, e sim ao Profissional que compreende além do aspecto educacional, o da saúde.
- COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL;
- CORRIDAS;
- SALTOS;
- SENTIDOS E DIREÇÃO;
Estes eixos além de propor um refino no amadurecimento corporal, promove também uma vertente importante: DISCIPLINA. Ao estabelecer comandos como regras básicas, a criança compreende o efeito de ação e reação. Introduzindo limites de cunho físico, quando for necessário fazer também no contexto comportamental, a criança mesmo apresentando resistência (que é o comum para a idade), têm uma absorção mais profunda e rápida por ter vivenciado na experimentação corporal.
- POSTURA;
- JOGOS COOPERATIVOS;
- DANÇAS FOLCLÓRICAS;
- GINÁSTICA SIMPLES;
- REFINO MOTOR.
Aulas como estas proporcionam bastante autoconhecimento ao aluno, além de valores culturais. Introduza jogos regionais, danças, musicalização nos exercícios (inclusive, já mostramos que a música é aliada ao treino e nas aulas, lembre aqui) e desta forma, proporcionará momentos memoráveis e uma educação física de qualidade, no qual o corpo foi objeto contemplado de maneira integral. Abaixo, jogo cooperativo na educação infantil de vôlei sentado, simbolizando as olimpíadas e paraolimpíadas.
Professores, não se esqueçam que uma anamnese é necessária no novo normal. Fale com os pais, procure ver como anda a saúde física de seus futuros alunos, tire uma semana e pese, tire medidas e fale com seus alunos. Comorbidades infelizmente são recorrentes nos dias atuais, precisamos preservar as crianças.
Viram que não é complicado como replanejar as aulas de Educação Física com o novo normal? Basta apenas esforço em analisar uma situação complicada, porém promissora no aspecto de crescimento intelectual, se deixar sair do que é básico e se inspirar no que mostramos previamente. Não se esqueça também que somos profissionais da saúde física, e em momentos como este que o mundo atravessa, é necessário prezar pelos cuidados que indicamos acima na anamnese infantil. Próxima matéria será sobre o Ensino Fundamental, fique de olho! Fique Ativo!
Respostas de 3
Parabéns amigo pelo trabalho incrível… você nos inspira👏🏻🎉🎊🥰
Parabéns amigo!!!
Obrigada por nos prestigiar!