QUANTO TEMPO FAZ QUE…
● Você saiu pela última vez de sua casa com seus coleguinhas pra brincar na rua?
● Que ficou tanto tempo se divertindo que nem se deu conta de horário ao ponto da mãe ter que mandar entrar?
É TRISTE, MAS TEMOS QUE ADMITIR QUE:
As nossas crianças de hoje, nunca saberão o que é isso, o que é ficar na rua, transpirar, ralar joelhos, sair na mão e ficar de bem em seguida, a sociedade atual com tanta violência, fez com que as brincadeiras mudassem se restringissem para as telas de celular, onde apenas JP’S e MARIAS CLARAS, têm tal privilégio que você só acompanha em uma tela 7,5. E por consequência, pela falta de movimentação, ocorrem as birras, manhas, estresses que são reconfortados com comida, e é claro, se agravaram em um nível descomunal agora na pandemia.
E QUAL O PAPEL DA ESCOLA NESSE MOMENTO DELICADO?
Muito maior do que possa imaginar. Por favor, não seja aquele professor ou AE que só sabe ‘dar um google’ e lançam lições aleatórias. A responsabilidade com a infância, faz parte de seu juramento no ensino superior e deveria ser algo constante. Acaso você em sua infância iria gostar do adulto que te desse como atividade recreativa, algo sem contexto? Claro que não..!
A BNCC, respeita a infância, contudo, sabemos que infelizmente esse respeito não fica evidente na prática cotidiana, então, irei pontuar a seguir o que de fato a brincadeira faz, seja na educação infantil, seja na saúde física e emocional, além da estruturação social na prática.
BRINCADEIRA E SAÚDE FÍSICA
● Infelizmente, a Educação Física não faz parte da realidade de algumas EMEB’s pelo Brasil, sendo então responsabilidade total do Pedagogo que, mesmo habilitado, não dispõe de amplo conhecimento da questão de saúde publica.
● A brincadeira na questão de saúde é clara, quanto mais rítmica, mais envolvente, mais móveis, aumenta a capacidade cardiopulmonar da criança, amplia as funções celulares evitando o depósito de gordura em seu núcleo celular, traz a tona algum problema de desordem motora como ausência de lateralidade, falta de atenção, dificuldade em manejo de objetos pequenos, enfim, coisas inerentes na faixa etária de 0 a 3 anos e de 3 a 5 anos, 11 meses e 29 dias (nosso público na educação infantil), e é claro, ajuda a criança a emagrecer e ser ativa, promove um desenvolvimento que, como vemos, vai muito além do brincar por brincar.
BRINCADEIRA E SAÚDE EMOCIONAL
● Pelo ato do brincar, a criança socializa (por favor, não falem e não digam sociabilizar no brincar, é errado.) com o outro, aprende e ensina pelo ato em si;
● Há a troca sensorial, a importância do toque, do abraço se tornam mais reais, mais vívidos, afinal, qual ser humano não gosta de um agrado?
● Estrutura as relações que, muitas vezes se estende por anos;
● Forja o caráter do indivíduo, e é brincando que poderemos identificar comportamentos limítrofes, dissociais, irritabilidade e transtornos.
OS TIPOS REAIS DAS BRINCADEIRAS:
- BRINCAR POR BRINCAR: É A BRINCADEIRA NATURAL DA CRIANÇA QUE ELA INICIA E TERMINA QUANDO QUISER, IMPORTANTE NÃO SE METER OU INTERROMPER ESSE PROCESSO DELA, MAS É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ANOTAR A LONGO PRAZO COMO SE COMPORTA.
- BRINCAR LIVRE: PARECIDO COM O BRINCAR POR BRINCAR, O ATO LIVRE É AQUELE SEM REGRAS, A CRIANÇA QUE SE REINVENTA E CRIA SUAS REGRAS SEM INTERFERÊNCIA OU INTROMISSÃO DO ADULTO.
- BRINCAR DIRECIONADO: O ADULTO DÁ AS REGRAS, ESTABELECE TEMPO, ESTRUTURA E ETC, A GROSSO MODO, SÃO OS PEQUENOS E GRANDES JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE, NO ENSINO FUNDAMENTAL ESTRUTURA O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA.
AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL E PEDAGOGOS:
- Não mande atividades estáticas. As crianças estão se tornando obesas em período de pandemia pelo tempo ocioso em casa, logo, estimule sempre a movimentação;
- Não proponha atividade com material reciclado… isso mesmo. Não conhecemos como está a higiene no ambiente familiar, se os cuidados com o COVID-19 estão sendo respeitados, se há uma higiene adequada, e sabemos que o vírus além de aerossol, age de outra forma conforme cada indivíduo. Se resguarde e resguarde seu aluno.
- Dos três tipos de brincadeira, APENAS O BRINCAR DIRECIONADO DEVE ESTAR NA ROTINA. Assim, os alunos não irão perder a habilidade de que normas devem ser respeitadas.
PROPOSTA DE BRINCADEIRAS QUE ATINJAM O COTIDIANO E RESPEITAM A FUNÇÃO SOCIAL
● Façam um plano de aula que tenha de maneira separada, os blocos da educação infantil do movimento em si. Não misture por exemplo, natureza e sociedade com movimento (ao menos não no papel) para que a família compreenda a importância do movimento com os papéis que mencionei anteriormente.
● Para um semana, faça um planejamento esportivo adaptado para crianças, em outra, apenas de jogos e brincadeiras e por último uma zen.
● Faça manejo de corpo, quanto maior movimento, melhor para a saúde da criança.
ROTINA ESPORTIVA
● 0 a 3 anos: bater palmas com ritmo distinto; movimentos de abaixar, levantar, girar e rolar, futebol de dedos, basquete de bexiga, circuitos com aquilo que é básico em casa: mesa e cadeiras.
● 3 a 5 anos: futebol convencional, pular corda, abdominais, cambalhotas/rolamentos, ginástica (dê a sequencia, exemplo: 30 pulos de corda, subir e descer a escada 3x, polichinelos).
ROTINA DE JOGOS E BRINCADEIRAS
● 0 a 3 anos: brincadeira da estátua, vivo ou morto, jogo do silêncio, jogo da caixa surpresa, jogo da memória com objetos;
● 3 a 5 anos: esconde-esconde, labirinto humano, jogo da velha, jogo de palitos, jogo de vôlei, teia de gato, cabaninha.
ROTINA ZEN
● 0 a 3 anos: momento musical, chantala, vídeo (que seja com o intuito de concentração), pique-nique em casa, organizar brinquedos e a fins.
● 3 a 5 anos: ídem acima com variações: yoga para criança – ensine movimentos básicos da prática pra eles se concetrarem, scrapbook…
Ivanice Oliveira, Profissional de Educação Física – CREF 158607-G/SP
Fundadora do Fique Ativo