Lesões mais frequentes em salas de musculação e escolas

Hoje traremos aqui no Fique Ativo, um tema de extrema importância: lesões mais frequentes em salas de musculação e escolas. Muitos usuários e frequentadores de academia, seja pela ausência de um profissional de educação física, seja por teimosia em realizar algo sem supervisão, uma hora ou outra se fere gravemente nas dependências de treino, ou também, muitas crianças se ferem gravemente por não obedecerem os comandos do professor na quadra, saindo sem permissão, executando movimentos fora de hora, então iremos separar algumas destas lesões para que vocês saibam reconhecê-las e auxiliar da melhor maneira possível, então acompanhe essas dicas e não deixe de compartilhar!

RECONHECENDO AS LESÕES

Vamos abordar aqui fraturas, luxações, entorse, perda dentária e hemorragias, além de como agir em caso das crianças quando batem a boca e perdem o dente, e essa informação valiosa para os pequenos foi cedida pela Dr.ª Mayra Fernanda.

  • FRATURAS: É o rompimento, a quebra de um seguimento ósseo com características fechada ou aberta, além de dor intensa, deformidade no local, incapacidade funcional do membro (total ou parcial), equimoses ou hematomas, edemas, creptação óssea e hemorragia visível (fraturas abertas).
  • LUXAÇÕES: É a perda da congruência articular (desencaixe dos ossos com a articulação). Sua principal característica é dor intensa e deformidade, além de incapacidade funcional do membro, equimoses e edema.
  • ENTORSE: Provocado pelo movimento de uma articulação além de seus limites anatômicos. Aqui, as características são marcadas como dor intensa, incapacidade funcional parcial, edema, equimoses.
  • PERDA DENTÁRIA: Para a Dr.ª Mayra Fernanda, “o atendimento deve ser rápido assim como a comunicação com um odontopediatra”. No caso da perda do dente, a característica está na soltura total, mas pode haver perda parcial e passaremos nos primeiros socorros como agir.
  • HEMORRAGIA: Ruptura de um vaso sanguíneo com o extravasamento do seu conteúdo. Podem ser classificadas em interna e externa. Sintomas: fraqueza, sede, frio, ansiedade. Sinais: alteração do nível de consciência, tremores, taquicardia, taquipnéia, sudorese, palidez.

PRIMEIROS SOCORROS

Agora vamos para a parte prática da coisa, para as lesões de fratura, luxações, entorses e hemorragias, exponha área afetada, faça compressão com as mãos ou pano em caso de hemorragia, curativo compressivo ou fixação com atadura para as fraturas e entorses. Em casos odontológicos, a Dr.ª Mayra Fernanda explica que os primeiros 30 minutos são de suma importância no caso de perda total da dentição, e o procedimento é pegar pela coroa dental (parte branca) e colocar o dente em um copo de leite ou soro fisiológico para que não desidrate. Na perda parcial, busque pelo pedaço para que seja feita a restauração com o original, mas se não achar, poderá ser feito com resina.

Sabendo que essas são as lesões mais frequentes em salas de musculação e escolas, mantenha nestes locais os seguintes materiais para caso ocorra tais ocorrências:

• Luvas de látex (procedimentos);

• Óculos de proteção;

• Máscara de proteção;

• Colar cervical (tamanhos G, M, P, PP, INF.);

• Talas flexíveis e rígidas;

• Ataduras de crepe;

• Esparadrapo;

• Gaze estéril;

• Máscara para respiração boca a boca, Pocket Mask ou reanimador manual (Ambú);

• Prancha longa com imobilizador lateral e cintos de fixação;

• Cilindro de oxigênio portátil, com máscara, umidificador e fluxômetro.

A gente compreende que são situações delicadas, mas somos profissionais da saúde e devemos cumprir com nosso juramento de exercer com dignidade, zelo e competência as minhas atividades profissionais, em prol da saúde e educação de toda a população, logo, não é optativo não tocar e não fazer nada se também temos tanto na licenciatura quanto no bacharel, primeiros socorros como disciplina além de toda parte biológica. E não se esqueça que para cada fase do nosso desenvolvimento humano, do infantil e fase adulta, tudo é modificado dia após dia como já mostramos quando contamos sobre o que acontece com nosso corpo no processo de envelhecimento. Siga-nos no Instagram e LinkedIn, havendo dúvidas, dicas, sugestões, fale conosco também aqui no site.

Agradecemos à Dr.ª Mayra Fernanda (CRO 136.771) pela autorização do uso de suas informações para esse post que você pode ler na íntegra clicando aqui.

Para a construção dessa matéria, utilizamos o material da formação em personal trainer internacional da IFBB.

Quer citar essas informações em seu site, trabalho acadêmico e a fins? faça assim: OLIVEIRA, I.F. MORAES, J.S. Lesões mais frequentes em salas de musculação e escolas. Fique Ativo, São Paulo. Junho de 2021. Acesso em (coloque a data que você acessar).

#FiqueAtivo

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.