O PERSONAL TRAINER E AS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

E aí pessoal do Fique Ativo! Mais um tema de extrema importância para nossa profissão: o personal trainer e as doenças não transmissíveis. Já parou para pensar nem nosso papel diante das DCNT? Já tinha se aprofundado na temática? Não? Então veja com base bibliográfica, o que separei sobre o tema.

Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

Ao longo dos anos, os índices relativos a doenças crônicas de cunho não transmissível, se elevaram consideravelmente não apenas no Brasil mas em todo o mundo. Contudo, houve também uma ampliação e ascensão profissional da categoria Personal Trainer, mas, afinal de contas: qual é o papel do mesmo diante deste quadro?Antes de descrever tal questionamento, é necessário compreender as doenças em questão.Com base na pesquisa de Duncan (2012), as doenças crônicas não transmissíveis são:

Quatro grupos de doenças -cardiovasculares, câncer, doença respiratória crônica e diabetes -responderam pela grande maioria desses óbitos. Sua preponderância nas causas de mortalidade globalmente e o compartilhamento de seus fatores de risco com os de outras doenças crônicas nortearam a formulação de estratégias preventivas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005 para o enfrentamento das DCNT.

Ao compreender o que se trata agora tais doenças, fica claro o papel do Personal Trainer, profissional de saúde tão importante para a saúde pública num todo, que é nortear saberes físicos por meio do esporte, ginásticas em geral sobre bem-estar e saúde física, além de acompanhar, periodizar e supervisionar as práticas. Para tal, a formação e registro na classe profissional são fundamentais para que o trabalho seja fornecido de maneira adequada, já que absolutamente todas as quatro doenças estão associadas ao estilo de vida e hábitos, e o Profissional de Educação Física aprende e é capacitado para lidar com este público, não apenas no segmento fitness. Programas de residência profissional, podem ser um importante fator e campo para o Profissional de Educação Física desempenhar sua prática e assim, prevenir o expoente crescimento destas comorbidades. Portanto, é seguro afirmar que o Profissional de Educação Física é um profissional indispensável e essencial para o combate e controle das DCNT. Para tal, planejamentos estratégicos não apenas no setor privado,mas também público, deve ser considerado e aproveitado para que todos tenham um acesso justo e digno, que vai muito além de academias superequipadas. Estratégias para que seja controlada tal epidemia, só pode ser realizada e efetivamente válida se, no grupo de profissionais atuantes, o Personal Trainer e Profissionais de Educação Física estejam e sejam presentes e participativos, claro, devidamente registrado no conselho da classe.
E aí, tinha ideia do quão essencial é o papel do personal trainer nas DCNT? para esse texto, utilizei por referências os autores abaixo:
DUNCANBB, STEVENSA, SCHMIDTMI. Mortalidade por doenças crônicasno Brasil: situação em 2010 e tendências de 1991 a 2010. In: Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2011. Brasília, DF; 2012. p.95-103.
SCHMIDTMI, DUNCANBB, STEVENSA, LUFTV, ISERBPM. Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: mortalidade, morbidade e fatores de risco.In: Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2009: uma análise da situação de saúde e da Agenda Nacional e Internacional de Prioridades em Saúde. Brasília, DF; 2010. p.111-36.
Quer melhorar seus hábitos de saúde e bem-estar? fale conosco, acesse também nossos materiais para dar aquele empurrãozinho na carreira! Siga-nos no Instagram e LinkedIn!
Quer citar esse estudo e matéria? Não se esqueça da referência! OLIVEIRA, I.F. O Personal Trainer e as doenças crônicas não transmissíveis. Fique Ativo. São Paulo, SP. 2022.

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.