Que bom seria se pudéssemos emagrecer comendo de tudo e em pleno repouso, escapando dos gritos de um personal ou até mesmo, das academias lotadas e todo aquele desgaste, não é? Bom, isso é improvável, mas que tal consultar a nossa listinha sobre os 10 melhores exercícios para emagrecer e ver qual dessas opções melhor casa com seu perfil?
Lembrando que os exercícios todos devem ser feito sob a orientação estrita de um Profissional de Educação Física, jamais por conta própria. Cuidado também com aplicativos pré prontos, não é garantia que tenha sido pensado de forma individualizada, e somos indivíduos únicos, logo, o que é de um não é do outro.
Ao se identificar com um dos exercícios abaixo, procure um profissional para que estas estratégias sejam feitas de maneira específica dentro de suas condições de saúde. Boa leitura!
Os 10 melhores exercícios para emagrecer
- MUSCULAÇÃO – alguém ainda tinha dúvidas que musculação é e sempre será a melhor opção para emagrecer? As razões, é que a modalidade dependendo do indivíduo, faz com que em um único treino de 30 a 60 minutos, te leve a um gasto em torno de 300 a 650 kcal. E não para por aí, como a musculatura permanece em atividade passiva, você permanece em gasto até as próximas 48h pós treino. Você pode treinar com halteres ou elásticos específicos para a prática, em casa ou na academia.
- HIIT – outra metodologia muito eficiente, o HIIT é a junção de exercícios combinados com o intuito de acelerar o metabolismo para que se queime a maior quantidade possível de gordura corporal em pontos específicos do corpo ou nele num todo. A queima no HIIT é de 400kcal por 30 minutos.
- CIRCUITO – popularizou com a marca Crossfit, o treino de circuito enfoca o uso de pesos e o próprio corpo com exercícios de calistenia. A queima calórica em um treino de circuito gera um gasto aproximado de até 700kcal por hora (a depender do indivíduo).
- DANÇA – sem restrições, didática, relaxante e divertida, uma aula de dança com técnicas corretas (cuidado com marcas que apenas dispõe de ritmos…), a dança aumenta a flexibilidade e tem um gasto por exemplo na modalidade de forró de 400kcal em até 45 minutos, e na técnica de zumba 600kcal. Contudo, vale lembrar que a queima assim é fechada em um treinamento intenso.
- MUAY THAI – completo, disciplinado e intenso, assim é definido o Muay Thai. Além de contribuir muito com o sistema cardiorrespiratório, ele é um treino que fortalece os músculos, e propicia uma perda de até 700kcal em 90 minutos de treinamento, ou para atletas profissionais, 1.500kcal.
- SPINNING – quem ainda duvida que esse é um dos treinamentos mais completos que tem? Spinning que é 100% realizado na bicicleta, promove um gasto imenso além de fortalecer os músculos de modo eficiente. A resistência respiratória também é muito trabalhada, e em uma aula de 1 hora, gasta-se cerca de 600 a 800kcal.
- NATAÇÃO – um treino completo! Além de trabalhar a respiração, as combinações no nado geram uma queima de gordura total e visceral em pouco tempo. Contudo, a combinação do tipo de nado que ditará essa queima, por exemplo: iniciar com nado crawl e voltar de costas ou borboleta. Assim, em 40 minutos queima-se de 400 a 600kcal.
- HIDROGINÁSTICA – não se trata somente de entrar na água e mexer braços e pernas, vai muito além… Além de ser um treino didático que não exija que a pessoa saiba nadar profissionalmente, a hidroginástica promove o relaxamento dos músculos, não há impacto articular, não foca na perda de gordura mas a manutenção mecânica do corpo. E mesmo a perda de gordura não sendo o centro da hidroginástica, a mesma pode prover a perda de 500kcal em uma aula.
- CORRIDA – Já falamos dos benefícios que a corrida traz para o corpo, não é? Pode ser na esteira, ao ar livre ou em pista, a corrida é excelente para o corpo e a mecânica dele. Contudo, nunca deve ser iniciada do nada! Ela é progressiva e tem que ser planejada e não é para qualquer público. Correndo, você pode atingir de 600 a 700kcal perdidas em uma hora, mas isso dependerá muito do seu tempo e ritmo, número de passadas entre outros. JAMAIS CORRA SEM PLANEJAR COM UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA!
- JUMP E BODY PUMP – coloquei os dois treinos aqui pois ambos realizam em nosso corpo: melhora no sistema respiratório, condicionamento físico, ganho considerável de massa, emagrecimento coerente porém, não é uma modalidade que deva ser iniciada do nada. No caso do Body Pump que envolve pesos e o estepe, o nível progride aos poucos e de modo planejado. No Jump, ele consiste em aerojump, power jump, entre outros. No Brasil hoje, há um grupo de Profissionais de Educação Física especializadas na prática que atende presencialmente e também on-line. Estamos falando das meninas do Go Jump, Carol Vargas e Gabi Grundmann que mantém além do canal no Youtube, o site com a plataforma para alunos. Podem conferir aqui, e veja uma das coreografias das profissionais (uso muito em meu dia a dia). O gasto médio de uma aula de jump chega a 500kcal em 60 minutos. O instagram das meninas do Go Jump também tem informações complementares a cerca da prática e seus benefícios.
Curtiram o conteúdo? Siga-nos das redes sociais LinkedIn e Instagram, caso também queira verificar a disponibilidade dos profissionais do Fique Ativo, fale conosco! Acesse também nosso conteúdo exclusivo. Até!