VOCÊ CONHECE O CORFEBOL?

VOCÊ CONHECE O CORFEBOL? Vamos apresentar uma modalidade esportiva bem diferente e bem divertida que os professores podem trabalhar com os alunos. Confira a seguir esse material bem diversificado, e antes de aprofundar em proposta de aula, entenda sua origem.

O QUE É O CORFEBOL?

O corfebol é um dos esportes não veiculados pela mídia que abordaremos. O Brasil é um dos 57 países integrantes da International Korfball Federation, e seu representante desde 1998 é Marcelo Soares, atual técnico da seleção brasileira. O corfebol teve uma boa aceitação e expansão logo após a sua apresentação, e, em 1903, constituiu-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes, a atividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda, com o público mais jovem, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, que, atualmente, é de cerca de 100 mil na Holanda.

REGRAS DO CORFEBOL

Nesse texto apresentado sobre “você conhece o corfebol”, vamos mostrar as regras do jogo. O bacana é que podemos adaptar para o novo normal, sem perder a essência! Vamos ver as regras:

Quadra de Corfebol. Linearte feita por Professor Davi Oliveira em seu blog. Todos os direitos reservados.

As dimensões da área de jogo são de 40 × 20 m e está dividida em duas zonas iguais por uma linha paralela à linha de fundo (sentido da largura).

O local deve ter, preferencialmente, 9 m de altura, mas poderá ter, no mínimo, 7 m. As marcas de penalidade devem ser indicadas à frente do poste no eixo longitudinal e no sentido do centro da quadra.

A extremidade da marca mais afastada deve estar a 2,50 m do poste. Os postes são fixados perpendicularmente no chão da área do jogo e é circundada por uma área em que nenhum jogador pode estar durante a marcação de um livre.

Os postes são colocados em cada uma das zonas, num ponto a igual distância das duas linhas laterais e a uma distância da linha final igual a 1/6 do comprimento total do campo.

Um cesto é fixado a cada poste e está orientado no sentido do centro do campo e todo o seu bordo superior deve estar a uma altura de 3,50 m do solo. Corfebol é jogado com uma bola com circunferência de 68 a 70,5 cm e o peso entre 445 g e 475 g.

Os jogos são disputados por duas equipes, cada uma consistindo de 4 jogadores do sexo feminino e 4 jogadores do sexo masculino, dos quais 2 jogadores de cada sexo são colocados em cada uma das zonas.

A duração de um jogo deve ser dois tempos de 30 minutos, com um intervalo máximo de 10 minutos. O corfebol sugere que deve haver igualdade de oportunidade para ambos os sexos, principalmente na aprendizagem. Isso o caracteriza como o único esporte de quadra no mundo inteiro que não é segregado por sexo. Os autores apontam que uma turma que joga corfebol deve ter em mente que, se houver algum “fominha” no time, este terá mais chances de perder, pois a equipe que entende o espírito coletivo do esporte terá mais facilidade e contará sempre com todos os seus jogadores em quadra. Durante o jogo é proibido:

• tocar a bola com a perna ou pé;

• bater a bola com o punho;

• apoderar-se, agarrar ou bater a bola quando alguma parte do corpo, que não os pés, estiver a tocar o solo;

• correr com a bola;

• jogar sozinho;

• entregar a bola na mão de outro jogador da mesma equipe;

• jogo passivo;

• bater ou tirar a bola das mãos de um adversário;

• empurrar, agarrar ou obstruir um adversário;

• defender excessivamente um adversário;

• defender um adversário do sexo oposto no ato de lançamento ou de passe;

• defender um adversário que já esteja a ser defendido por outro jogador;

• jogar fora da sua zona;

• lançar de uma posição defendida;

• lançar após aproveitar o bloqueio de outro atacante;

• marcar da zona de defesa da equipe atacante ou diretamente de um livre ou de um recomeço de jogo;

• lançar quando um jogador joga sem opositor direto;

• influenciar um lançamento deslocando o poste;

• usar o poste para saltar, correr ou para se afastar rapidamente (mudar de direção);

• violar as condições impostas para um livre ou uma penalidade;

• jogar de forma perigosa;

• violar as condições impostas para um recomeço de jogo (Adaptado de FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CORFEBOL, 2011).

VOCÊ CONHECE O CORFEBOL NA PRÁTICA?

Abra cada uma das 5 abas e veja a proposta de atividade para o corfebol! Seja criativo, professor (a)… 

O objetivo de um dos pares é chegar até determinada zona do campo sem ser tocado por seu companheiro. Caso seja pego, as funções são trocadas.

o jogo consiste, mediante passes, sem caminhar com a bola nas mãos, conseguir dar dez passes entre os componentes da mesma equipe. Se a bola toca o solo ou é interceptada pelo adversário, a contagem volta a zero e muda-se a posse da bola. – ATENÇÃO COM O NÚMERO DE ALUNOS E A HIGIENIZAÇÃO DO MATERIAL.

Assistir a uma partida de corfebol (introduzir regras, técnicas e táticas). Faça jogo de arremesso com quatro componentes (arremessa do ponto que pegar a bola). Exercício de arremesso com deslocamento. Lançamento de pênalti. Pode arremessar na parede individualmente simulando que é um companheiro.

E aí, agora você conhece o corfebol? Curtiram? Comentem conosco em nosso espaço do Fale Conosco! Siga nosso Instagram @fique.ativo e fique por dentro das novidades.

Para mais detalhes sobe o corfebol, acesse aqui.

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.