Alongamento, Educação Física escolar e alto rendimento

Fizemos uma pergunta tranquila sobre alongamento em nosso instagram, infelizmente a maioria dos docentes não fazem essa prática na escola, e ousamos dizer que também não vemos isso em academias e clubes. Logo, a postagem a seguir sobre alongamento, Educação Física escolar e alto rendimento trará a base fisiológica e os tipos para você não errar mais em sua prática profissional. Vamos lá?

Primeiramente, realizar essa prática na unidade escolar é mais do que viável. Os alunos saem da sala para a quadra em posição e postura sedentária, não alongar nunca deve ser opcional! Estudar a educação física assim como as outras disciplinas, tem que exigir do aluno a postura e atenção plena. A forma que você conduz essa inicialização da aula, não precisa ser longa, nesta situação deve ser um passo que viabilize o grupo muscular correspondente a sua aula do dia, exemplo: dará handebol? alongue membros superiores e inferiores.

Bom, agora prosseguimos sobre quais são os tipos de alongamentos e qual você deverá introduzir tanto em escolas quanto no segmento fitness.

OS TIPOS DE ALONGAMENTOS EXISTENTES E SUAS FUNÇÕES

É feito com ajuda de forças externas (manual ou mecanicamente). Aplica-se uma força externa e controla-se a direção, velocidade, intensidade e duração do alongamento (Kisner & Colby, 1998)

VANTAGEM: Com ajuda externa, ajusta- se o membro corporal numa postura ótima para o desenvolvimento da flexibilidade.

DESVANTAGEM: O executante depende de um companheiro que conheça as técnicas corretas dos exercícios de alongamento.

PROTOCOLO: Aluno ou paciente relaxado; Manutenção por no mínimo 6s; Intensidade e duração dependem da tolerância do paciente e força e resistência do terapeuta (Profissional de Educação Física, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional)

O método é contra indicado para desenvolvimento da flexibilidade pois ativa o reflexo neuromuscular, utilizado como aquecimento.

O indivíduo realiza sozinho, sem ajuda externa. O aluno ou paciente alonga seus músculos de forma passiva ou pode usar seu peso corporal como força de alongamento.

Os princípios de intensidade e duração de alongamento que se aplicam são os mesmos usados para o alongamento passivo.

PROTOCOLO: O aluno ou paciente participa da manobra de alongamento para inibir o tônus muscular. Ele relaxa reflexamente o músculo a ser alongado antes da manobra de alongamento. Só pode ser aplicada se o músculo tem inervação normal e controle voluntário. Somente as estruturas contráteis.

O ALONGAMENTO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ALTO RENDIMENTO NA PRÁTICA

  • No alto rendimento, melhor uso de método é o balístico ou ativo a depender do desporto e finalidade da aula ou terapia a ser dada.
  • Na escola, método ativo e passivo são melhores para o grupo num todo.
Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

Gostaram de recordar ou se aprofundar mais no alongamento? Leve em consideração todos os tópicos aqui salientados, repense sua prática tanto no alto rendimento quanto no escolar. O aspecto de alongamento, educação física escolar e alto rendimento devem ser difundidos com qualidade ao aluno. siga-nos no Instagram e no LinkedIn! Acesse também os materiais que já disponibilizamos aqui!

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.