Biologia Celular para o Ensino Fundamental II

Hoje a abordagem para Educação Física Escolar será sobre “Biologia Celular para o Ensino Fundamental II”.  A razão para qual tema, é que os alunos têm uma defasagem imensa quando adentram o Ensino Médio e Superior, havendo grandes prejuízos em vestibulares e, até mesmo o ENEM. Abra as abas e confira o que separamos como abordagem simples de decodificarem e assimilarem.

Quem nunca se perguntou de onde veio ou do que é formado o corpo? Parecem perguntas bobas, mas desde crianças temos essa curiosidade. Hoje em dia, graças aos inúmeros avanços da ciência, podemos responder com exatidão a essas perguntas. Porém, não foi sempre assim. Há séculos, os homens também tinham essa curiosidade, mas, devido ao pequeno tamanho das células, não sendo possível sua visualização a olho nu, o seu estudo era impossível. Havia a necessidade em se descobrir algum instrumento que pudesse possibilitar essa visualização.

Somente no século 17 que um conjunto de lente foi agrupado em um tubo, surgindo, assim, o microscópio, um aparelho capaz de aumentar a imagem de objetos muito pequenos; a partir de então, tiveram início os estudos sobre as células. Não se sabe com exatidão quem foi o inventor do microscópio, mas acredita-se que foi um óptico holandês, Zacarias Janssen, que, em 1590, deu um de presente ao arquiduque da Áustria. no entanto, o seu microscópio aumentava a imagem somente de 10 a 30 vezes, sendo útil apenas para observar insetos.

O instrumento utilizado por esses pesquisadores foi sendo aperfeiçoado e é conhecido por microscópio óptico, constituído por dois sistemas de lentes conhecidas por oculares e objetivas, as quais podem ampliar as imagens de 100 a 1000 vezes. Mesmo com todas essas descobertas e com a formulação da teoria celular, o microscópio óptico não permite a visualização de detalhes da estrutura da célula. Assim, após a descoberta dos elétrons no século 19, o físico alemão Ernst Ruska, em 1931, desenvolveu o microscópio eletrônico, que utiliza feixes desses elétrons para ampliar o objeto de cinco mil a 500 mil vezes. Por esse invento, ele recebeu o prêmio nobel de física em 1986.

A célula, por definição, é a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos. Dessa maneira, de acordo com a teoria celular, todos os organismos vivos são compostos por células. A célula pode se apresentar isoladamente em seres que conhecemos como unicelulares, ou unir-se a outras células para formar os tecidos que compõem o organismo de seres pluricelulares.

Nos seres unicelulares, como as bactérias, uma única célula é capaz de realizar todas as funções básicas (digestão, respiração). Já os seres pluricelulares, como os seres humanos, apresentam inúmeras células. Nesses seres, as células com funções comuns agrupam-se de maneira organizada para formar tecidos, os quais, por sua vez, formam os órgãos. Os animais pluricelulares apresentam uma organização estrutural complexa que se inicia em níveis químicos, incluindo todas as substâncias químicas necessárias para seu funcionamento (oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, sódio etc.) e termina em níveis sistêmicos, formados pelos órgãos que possuem funções em comum, como, por exemplo, respiração (sistema respiratório), digestão (sistema digestório), circulação (sistema circulatório), locomoção (sistema musculoesquelético), entre outros.

Faça um estudo sobre as propriedades químicas dessas moléculas e sua importância para a célula. As biomoléculas fáceis e mais simples de se abordar no Ensino Fundamental II são:

1) Água.

2) Carboidratos.

3) Lipídios.

4) Proteínas.

5) Ácidos nucleicos

Atividade: Ao apresentar as moléculas, explique como as mesmas se associam as células e como cada uma age e tem importância durante os exercícios como o modelo abaixo:

CORRIDA: necessita da água em pequenas quantidades durante o exercício, e em quantidade maior após para regular a temperatura.

MUSCULAÇÃO: precisa do carboidrato para a obtenção de força, além de evitar a fadiga muscular.

DANÇA: pela intensidade e tempo, consumir alimentos ricos em lipídios antes de dançar fará com que o corpo antes do exercício tenha energia, ou seja aquela vontade de realizar. E depois, ao longo do dia, os lipídios ajudam a saciar a vontade de comer em excesso.

ESPORTES NO GERAL: após realizar qualquer treinamento, é importante comer ou tomar proteínas pois elas recuperam o desgaste do músculo.

ALIMENTAÇÃO CERTA: comendo de modo certo, ou seja, sem adição de industrializados em excesso, variando com legumes e verduras, o corpo ganhará os ácidos nucleicos pertencentes e presentes em ovos, carnes, cogumelos e etc. Além disso, quando estamos em formação no ventre de nossa mãe, quando elas ingerem os ácidos nucleicos, eles vão para o bebê na manutenção do nosso código genético: o DNA.

Professores, não se esqueçam que a base da Biologia Celular para aplicar em aula, é dominar ao menos estes conceitos básicos acima. A Educação Física Escolar necessita de coisas que vão além do desporto. Unificar e colaborar entre as disciplinas, valoriza, enriquece e enobrece o trabalho docente mas, lembre-se sempre de ter o aporte da BNCC.

Em breve, iremos mostrar mais abordagens de Biologia Celular para o Ensino Fundamental II, a importância do tema em si facilitará o entendimento da mecânica do corpo, da base para o mais complexo. Sugerimos também realizar em conjunto com as disciplinas de ciências e artes, sim artes pra reproduzir as células por imagens.

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