Como acabar com o comportamento sedentário em crianças e adolescentes?

Vou começar com uma pergunta um tanto quanto óbvia: Como acabar com o comportamento sedentário em crianças e adolescentes? A resposta parece simples… fazendo se exercitar! Mas profissional de educação física, você sabe o protocolo correto para tal feito? Separamos aqui com base em estudos comprovados, como deverá ser feito de fato. Confira!

Em 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estabeleceu que:

  1. Crianças e jovens de 5 a 17 anos devem acumular pelo menos 60 minutos de atividade física diária de intensidade moderada a vigorosa;
  2. A atividade física realizada em quantidades superiores a 60 minutos diários, proporcionará benefícios adicionais à saúde;
  3. A atividade física realizada diariamente deve ser predominantemente aeróbica. Atividade física de intensidade vigorosa deve ser incorporada, incluindo aquelas que fortalecem músculos e ossos, pelo menos três vezes por semana.

Em muitos estudos, vimos que com o avanço tecnológico, os números no sedentarismo cresceram consideravelmente na infância já que eles tendem a permanecer muuuuuito em tela e sentados. Precisamos mudar e estabelecer as regras para as crianças, e uma forma boa em como acabar com o comportamento sedentário em crianças e adolescentes é:

  1. Incentivar a participação das aulas de Educação Física Escolar;
  2. Havendo problemas nas aulas escolares que impeça o cumprimento da carga horária mínima, invista em Personal Kids;
  3. Contratar Profissionais com CREF ativo e válido para Funcional Kids também é de extrema importância;
  4. Realize brincadeiras independente dos profissionais e gastos. Faça circuitos, faça brincadeiras que o leve a limite, salte, corra, deslize…

Conseguiram entender bem? Então segure o resumo a seguir:

Checklist baseado nas recomendações da OMS. Todos os direitos reservados.

Viu que não é difícil como acabar com o comportamento sedentário em crianças e adolescentes? Fale conosco e também siga nosso Instagram e LinkedIn, aproveite e dê uma passada em nossos materiais diversos que podem ajudar no dia a dia profissional.

Referência utilizada nesse post: CREF 4. Recomendações para prática de atividade física e redução do comportamento sedentário. São Paulo. 2019.

Postado por:

Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.