Como estruturar as aulas de Educação Física Escolar?

Feliz sexta-feira aos colegas professores! Hoje fazendo meu planejamento para o novo mês que se iniciará, resolvi trazer novamente o tema de planejamento mas enfatizando a estrutura. Então lanço a questão: Como estruturar as aulas de Educação Física Escolar? Não há uma fórmula mágica, mas há subsídios didáticos que aportam e ajudam na hora prática que separei em tópicos abaixo conforme o esquema:

Estruturação de aula por Nice Oliveira. Todos os direitos reservados.

FUNDAMENTOS DA AULA: antes de qualquer coisa, entenda que toda aula permeia significado, não deve ser aleatória. Ela necessita ser semiótica, ou seja, deve ser um continuum de um signo afetando o outro (PEIRCE, 1972). A grosso modo, deve sempre ser do geral ao específico, esmiuçar a aula gradativamente.

FINALIDADES DA AULA: Sua aula deve favorecer e propiciar experiências de aprendizagem, ou seja, a interação, integração para se atingir o sentir e perceber o que almeja aplicar. Deste modo, você deve pensar em PERCEBER – CONHECER – INTEGRAR.

MÉTODO DA AULA: O mais simples a ser explicado aqui, é como você aplicará tal conteúdo, qual experiência de aprendizagem quer trazer à tona. Dentro disso, vale o destaque novamente de Peirce (1972, 1974, 1990): sentir, reagir, refletir.

ESTRUTURAÇÃO DIDÁTICA DA AULA: Propor nesta estrutura percepções-ações e processos mentais para que seu aluno pense sobre de modo prático, mas também teórico.

Ficou difícil entender como estruturar as aulas de Educação Física Escolar? Deixo minha opinião pessoal sobre as dificuldades: professores, cobrem os gestores! E se mesmo assim não obter atenção no que sente dificuldade, procure então profissionalizar-se sem a intenção apenas de titular ou evoluir financeiramente, pois de nada servirá diplomas e certificados se não houver domínio, e isso vem da boa prática.

Fale com a gente sobre o que quer ver por aqui! Siga nosso Instagram e Fique Ativo!

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.