E estamos aqui novamente para dar continuidade na questão de replanejamento. Semana passada, iniciamos uma série de quatro matérias, a primeira você pode acessar clicando aqui, e hoje falaremos sobre o Ensino Fundamental 1 e como replanejar aulas de Educação Física com o novo normal.
Vamos enfatizar bem que os conteúdos seguirão dentro das normativas do CREF e CONFEF, portanto, atentem-se em pontos importantes que deverão ser respeitados que são:
- Separar os materiais para uso individual;
- Respeitar e estabelecer um distanciamento para as aulas práticas;
- Seguir os decretos municipais, estaduais e federais estabelecidos pelo MEC;
- Oriente os alunos a levarem de modo individual seus materiais de higiene, garrafas d’água e a fins.
Sem mais delongas, vamos ao planejamento! Separaremos assim como na parte do infantil, abas com sugestões do que poderá ser feito, independente da rede que estiver pública ou privada, lembre-se que criança é igual em qualquer lugar.
Como replanejar as aulas de Educação Física com o novo normal? - ENSINO FUNDAMENTAL 1
Vamos deixar um exemplo de planejamento para uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, e ressaltamos que as demais séries não postaremos, afinal de contas a intenção aqui é auxiliar, não deixar facilitado pra apenas aplicar, não é?
Preocupem-se antes de mais nada, em conhecer seus alunos, faça o que sugerimos anteriormente que é a anamnese. Nesse momento tão delicado em todo o mundo, devemos ter em mente quem são nossos alunos, seu histórico e a fins, isso é educar, isso é cuidar da saúde e bem-estar físico.
- ATLETISMO: corridas, marchas, lançamento e saltos;
- GINÁSTICA: aeróbica e artística.
Optamos em enfatizar estas duas modalidades pouco valorizadas pela população brasileira, e que sempre fez bonito em competições. Evidenciando essas modalidades dentro destes esportes, você perceberá quão vasto é este conteúdo e como se bem aplicado, respeita as questões sanitárias.
- CURLING: regras, história, equipamentos, manuseio, execução dos movimentos.
O Curling por ser um esporte não convencional, mesmo sendo em equipe traz a individualidade em toda sua extensão, desde o uso dos equipamentos até realização do jogo em si.
- TÊNIS;
- TÊNIS DE MESA.
Por serem esportes individuais, podemos facilmente introduzi-los no planejamento, além do que, há a possibilidade dos próprios alunos criarem seus materiais.
- SLACKLINE: técnica, equilíbrio, regras, contexto histórico.
Slackline é sem sombra de dúvidas um desafio, mas não é impossível. Se houver um bom direcionamento, poderá também adotar técnicas de controle de respiração, coerência cardíaca.
E aí, clarearam as ideias? Esperamos que sim! Fiquem de olho, semana que vem teremos Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio para fechar. Não se esqueçam nunca de levar em consideração todas as questões sanitárias. Não é difícil parar e analisar o que podemos fazer para preservar a saúde física de nossos alunos dentro do ambiente escolar. Bom planejamento!
Nice Oliveira, Fundadora do Fique Ativo. CREF 158607-G/SP