Como saber se os alunos atingiram as áreas de conhecimento corporal?

Mais uma semana se encerrando, logo, vamos abordar um ponto aqui que muitos Profissionais de Educação Física não conseguem por em prática: como saber se os alunos atingiram as áreas de conhecimento corporal? Antes de saber exatamente as respostas para tal, precisamos recordar a composição / base de um bom planejamento, tanto na educação física infantil quanto os anos iniciais do fundamental 1:

  1. Auto identificação;
  2. Orientação do corpo no espaço;
  3. Lateralidade;
  4. Coordenação dinâmica geral;
  5. Coordenação motora fina;
  6. Sentido de direção;
  7. Ritmo.
Conhecimento corporal na prática de Educação Física Escolar.
Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

Nesses sete apontamentos, repito minha indagação inicial: como saber se os alunos atingiram as áreas de conhecimento corporal? O segredo está em como devemos avaliar esses pontos, as avaliações não podem ser aleatórias e nada objetivadas, já falamos sobre isso parcialmente que você pode verificar clicando aqui.

Pois bem, em cima dos sete apontamentos acima, as avaliações mais precisas que devem ser pensadas de modo geral pelos Profissionais de Educação Física são:

  • Saber e ter noção de como atuar em pequenos e grandes grupos;
  • Acompanhar além de reconhecer ritmos através de palmas, corridas ou andando;
  • Dominar o esquema corporal de modo satisfatório;
  • Ter conhecimento de suas medidas corporais e proporções;
  • Saber e realizar movimentos por meio de imitação;
  • Ter domínio da coordenação de pernas e braços;
  • Conhecer e reconhecer os segmentos corporais;
  • Realizar além de executar simples exercícios ginásticos;
  • Segurar, lançar, passar, pegar uma bola com as mãos além de manusear bem outros materiais.

Também podemos inserir nessa avaliação visando encontrar uma resposta pautável e concreta de nosso tem sobre como saber se os alunos atingiram as áreas de conhecimento corporal, as observações listadas abaixo que te farão permear e entrelaçar conteúdos de acordo com a BNCC por exemplo, os PCN’s e demais aportes pedagógicos:

  • Quicar a bola por vezes seguida;
  • Ter bons hábitos disciplinares e de ordem;
  • Permanecer e participar de jogos em grupo;
  • Conhecer a boa postura;
  • Realizar e participar de brincadeiras em aparelhos grandes;
  • Conhecer as danças que fazem parte do folclore;
  • Conhecer e fazer brincadeiras de rodas e cantadas;
  • Reagir aos comandos dados;
  • Fazer colunas, fileiras e roda.

Acima, fica exemplificado como deve ser realizado um bom processo avaliativo para entender o nível de conhecimento adquirido por seu aluno, mas perguntar-se “como saber se os alunos atingiram as áreas de conhecimento corporal”, não será respondido em apenas uma ou duas aulas. A boa observação se faz necessária constantemente. Anote, crie um diário de bordo, execute ações práticas que propiciem a boa observação. Viu só? não é complicado planejar sua aula e realizar esses apontamentos. Ao compreender isso, você irá saber se os alunos atingiram as áreas de conhecimento corporal. Curtiu? fale comigo e deixe sua opinião no instagram @fique.ativo, ou acesse aqui nossa aba de contato.

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.