Você sabe fazer um plano de ensino?

Olá queridos amigos e seguidores do Fique Ativo! Não esperava em pleno domingo realizar um post aqui no site, contudo, em um bate papo super bacana com alguns colegas de profissão no whatsapp, percebi que muitos desconhecem alguns pontos básicos sobre planejamento, e com isso lanço essa questão aqui: Você sabe fazer um plano de ensino? Então deixarei aqui um passo a passo bem simples que você, colega professor, nunca mais irá se esquecer! Vem comigo aqui!

PASSO 1 – Defina as temáticas de seu plano, seja anual, semestral, bimestral ou semanário. Analise dentro das competências da BNCC que você pode ver na íntegra clicando aqui, e estabeleça as temáticas que mais tenha a ver com seus  alunos.

Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

PASSO 2 – Com o tema em mãos, pense quais são os objetivos que pretenda que eles alcancem a longo prazo, pense em como você quer que essa aula frua em seu aluno, o que despertará a longo prazo, como esse plano de ensino será transformador para eles, contudo atente-se neste detalhe:

OBJETIVOS GERAIS DEVEM SER PENSADOS A LONGO PRAZO, OU SEJA, QUE DEMANDE MAIS DO QUE APENAS 3, 4 OU 5 AULAS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS SERÃO DESTRINCHADOS NO PLANO DE AULA / SEMANÁRIO, QUE SERÁ O APORTE DA AULA PARA SE CHEGAR A LONGO PRAZO, EXEMPLO:

  • Objetivo geral: adquirir um bom controle motor a partir de situações concretas;

  • Objetivo específico (uma aula): deslocar pelo espaço da quadra de diferentes formas: para frente, para trás, para os lados, utilizando os sentidos de direção.

    Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

PASSO 3 – Objetivos estabelecidos, os conteúdos de sua aula devem ser trazidos à tona, e aí vem uma confusão clássica com o tema… essa etapa não se trata do tema, mas sim o que contém que siga as diretrizes primárias em sua base, exemplo seguindo a questão do objetivo acima:

  • Conteúdo (uma aula): jogo do labirinto.

    Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

PASSO 4- Traçado o conteúdo, pense da seguinte forma sobre como fará um bom plano de ensino: como isso será desenvolvido? como propor esse tema? Caberá à você motivar para que seus alunos realizem sua proposta, seja criativo! Dentro do plano anual, expresse como você pretende fazer suas aulas, mencione suas estratégias de ensino, se fará uso de quadra, recursos midiáticos, livros, e etc. No plano semanal ou plano de aula simples/diário, seja mais direto e fale o passo a passo de sua aula. Eu particularmente penso em como irei iniciar, o que farei durante a aula e a proposta de finalização daquele dia ou semana. Dá certo para mim!

Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

PASSO 5 – Os recursos materiais devem ser especificados, pois em um plano anual, caberá à escola garantir que haja subsídios que tratem sua aula, que a qualifique e seja feita integralmente, assim como o semestral. Em semanário e plano simples, separe semanalmente o material daquele dia em questão, não deixe para a última hora… programe-se!

Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

PASSO 6 – Avaliação… não é bicho de sete cabeças! vamos primeiro lembrar quem são as famosas avaliações de acordo com os parâmetros, okay?

  1. Factual / Conceitual – trata-se de avaliar se o aluno entendeu o conceito de sua proposta;
  2. Procedimental – verifique se o seu aluno realizou conforme a proposta, analise e anote as dificuldades apresentadas ao longo do processo, o que deu certo, se há a necessidade de adaptação da aula;
  3. Atitudinal – o nome já diz tudo, as atitudes de seus alunos em sua proposta. É um bom momento para deixá-los dar um feedback, expor o que gostaram, o que não gostaram, se tem opções por parte deles e opiniões. Bom momento para ver as relações sociais de seu grupo.
Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

As avaliações acima, são um esquema excelente criado por Zabala, vale a leitura de seus artigos.

E aí, foi muito ruim pensar sobre planejamento? Gostaria de ter mais materiais assim aqui? Se curtiu nossa matéria sobre “Você sabe fazer um plano de ensino?”, indique o conteúdo ou fale conosco clicando aqui, ou se preferir, acesse nosso Instagram.

Já planejou para a Educação Infantil? Leia o que sugerimos aqui, e siga um exemplo de anamnese aqui! Para o Ensino Fundamental, veja aqui! E claro, uma mãozinha nunca é demais, pegue seu planejamento conosco, e seja feliz!

  • Dedicado aos colegas do grupo de Educação Física Escolar que trouxeram à tona essa questão importante. Obrigada!

Nice Oliveira, Fundadora do Fique Ativo. CREF 158607-G/SP

Postado por:

Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.