E você, costuma comer peixes? Vamos falar sobre isso!
Nem sempre temos o costume de consumir peixe com frequência, principalmente quem não mora em cidades litorâneas e não tem tradição familiar. Muitas vezes deixamos para comer peixes e frutos do mar, em ocasiões especiais como páscoa ou festas de família. No entanto, os peixes são ricos em proteína, fontes de gorduras boas – principalmente os de água salgada, e também contém alguns nutrientes como ômega 3 e vitamina D. O ômega 3 é um poderoso antioxidante, composto anti-inflamatório que ajuda a fazer com que o processo de recuperação aconteça, e, para você, que pratica atividade física moderada a intensa, pode ser uma boa pedida. Além de ser associado a prevenção de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas, precisamos nos atentar a quantidade e forma de consumo.
Aqui deixo algumas dicas de combinações de peixes e temperos:
- Azeite 100% extra virgem é o mais indicado, mas algumas preparações pedem azeite de dendê entre outros. Use com moderação.
- Salmão: Vai muito bem com gengibre, limão, maracujá e shoyu (este é necessário ter parcimônia por conta de seus componentes e calorias).
- Pintado: Não demanda muito trabalho, sal e pimenta já o deixam delicioso, se feito na brasa então…
- Sardinha: Todo mundo já sabe, frito ou em tortas é sempre uma delícia. Opte então, sempre que puder, pelo fresco e não o enlatado ok? Os óleos dos enlatados costumam ter conservantes e outros aditivos, alguns óleos vegetais tem poder inflamatório alto e traz malefícios a saúde.
- Truta: Tem sabor suave, vai bem com ervas aromáticas ou molhos mais robustos como o de cogumelos.
- Merluza: Combina com limão, feito em postas ou lascas salpicados com ervas finas, encanta qualquer paladar.
- Atum: Maravilhoso, muito consumido enlatado, banhado em óleo ou água, tem sido conhecido de outra forma, cru, geralmente ofertado na culinária japonesa. Independente da forma que é apresentado, é uma proteína muito fácil de combinar com outros pratos, vegetais, postas, grelhados.
- Cação: Sempre bem apresentado, possui alguns minerais como fósforo, mas por ser predador, pode acumular em seu organismo mercúrio, o qual em altas doses, pode ser tóxico. Consumido com moderação, vai bem em ensopados e moquecas.
- Tilápia: Em filé ou inteira, vai bem marinada em sal e limão.
- Bacalhau: Pensa numa gostosa opção e muito tradicional da mesa Portuguesa, com grande influência aqui no Brasil. O que poucos sabem, é que, bacalhau não é uma espécie de peixe, e sim uma técnica de salga e cura, de espécies específicas de peixes chamadas de Gadus Morhua, Gadus Macrocephalus e Gadus Ogac. Dessalgue muito bem e complemente com ervas, cebolas,batatas, azeite e azeitonas. Existem também versões de bolinhos e tortas.
E você, costuma comer peixes? Viu os seus benefícios? Então faça a variação de seu prato com estas deliciosas opções! Consulte uma nutricionista e adeque a quantidade semanal! Para auxiliar, tenha o hábito e fazer listagem de suas comidas e a fins, desta forma você manterá uma rotina melhor daquilo que come. O site do CRN traz muita informação bacana sobre isso, recomendamos! Exagerou? Leia o que já falamos sobre excessos clicando aqui!
Deu aquela perdida na alimentação? Veja a outra matéria sobre antioxidantes.
Ótimos treinos! Boas refeições!