Professores, já pararam para pensar como abordar os Efeitos do Esporte no Corpo na Ed. Física Escolar ? Em uma academia, bacharéis como nossa querida Mery costuma dizer claramente o que cada exercício faz, causa, beneficia e a fins, mas e na escola? Já pensou que é necessário trazer para a sala de aula tal abordagem? Então confira abaixo esse material explicativo que tive o prazer de apresentar em uma Iniciação Científica no Centro Universitário Claretiano em meados de 2018, acompanhe!
Efeitos do Esporte no Corpo - Ed. Física Escolar
A Educação Física é tida como uma disciplina escolar obrigatória e também integrada à proposta pedagógica da escola (OLIVEIRA, 2002). De acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) promulgada em 20 de dezembro de 1996, a Educação Física deve ser desenvolvida durante toda a escolaridade (Lei Nº 9.394 – 1996). Com isso, a educação física como matéria curricular possui diversificados conteúdos de ensino. Os conteúdos são “aqueles que formam uma base objetiva da instrução-conhecimento sistematizada e são viabilizados pelo método de transmissão e assimilação” (DARIDO, 2005). Para o autor Bracht (2001) diante dos inúmeros conteúdos relacionados a educação física escolar, o esporte é o que de certa forma se privilegia. O que gera muita discussão em torno do assunto “esporte na escola”.
É necessário que as escolas enquanto instituição educativa esteja preparando os seus alunos para a vida, no caso da Educação Física Escolar, pela cultura corporal do movimento. A Educação Física deixou de lado a ênfase no rendimento padronizado que a definia até os anos 80 para rever o conceito de corporeidade, passando a considerar também a dimensão cultural inerente ao corpo. Agora, considera o ser humano como um aspecto cultural, contínuo construtor da cultura relacionada aos aspectos corporais. Trazendo para o ambiente escolar, a legislação trouxe para a Educação Física o universo do conhecimento cultural. O aluno continua praticando o esporte, mas vai além: entende seus contextos e sua criação.
No Ensino Fundamental II, ápice da puberdade, os jovens devidos sua natureza se aproxima. Iniciam-se os primeiros namoros e relações sociais e afetivas, e é de extrema importância que o professor esteja preparado para responder a questões corporais que possam surgir. É nesse período que surgem tanto a vontade de mostrar-se como também a vergonha de expor seu corpo e seu desempenho físico, justamente por não compreender o mesmo.
Nas aulas de educação física escolar, o ideal é que boa parte das atividades seja praticada em grupo, mas nem todos precisam ser misturadas. Partindo disso, surge a necessidade de se explicar o desenvolvimento corporal, e cabe ao professor também localizar as competências corporais em que alguns alunos apresentam dificuldades e promover atividades para que eles possam progredir.
Para isso, trabalhar a parte da compreensão do corpo humano e sua funcionalidade, além dos benefícios que as atividades físicas proporcionam no ambiente escolar através da cultura corporal do movimento, trarão o entendimento que o aluno necessita sobre o mesmo, além de evidenciar e potencializar a fisiologia humana e as atividades físicas tão essenciais para a manutenção do mesmo.
Título da aula: Efeitos do Esporte no corpo
Tempo necessário: 4 aulas de 55 minutos, totalizando duas semanas.
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II
Ano ou Série: 8º Ano
Objetivos Gerais (e específicos)
Objetivo Geral:
- Conhecer as diversas habilidades motoras bem como suas capacidades, os exercícios que as desenvolvem e sua funcionalidade nos órgãos do corpo durante a prática da atividade física.
Objetivos Específicos:
- Compreender a mecânica do movimento através da atividade física;
- Desenvolver e ampliar suas capacidades físicas e habilidades motoras;
- Analisar o corpo humano e entender sua fisiologia.
Estratégias de Ensino / Procedimentos Didáticos
Para que seja atingido os objetivos acima propostos, este trabalho traçará as seguintes metas: salientar quais conhecimentos a cerca do corpo humano os alunos conhecem, suas funções, para que serve os sistemas do corpo e a fins. Partindo dessa premissa, partindo de suas falas para a próxima meta, indo de encontro com seus saberes, será feito um levantamento de cada função da estrutura corporal, sendo elas a esquelética, muscular, sistema nervoso para um entendimento comum, e por fim, havendo o entendimento, a última meta para que se entenda a fisiologia do corpo e sua funcionalidade, será exposto manequins do corpo, peças dos organismos e sistemas, cartazes informativos para análise dos mesmos de forma prática.
Portanto, o projeto ocorrerá com os alunos do ensino fundamental II, onde as turmas com o uso de pôsteres, vídeos e outros materiais audiovisuais, farão levantamento de dados com o auxílio do professor que, por sua vez deve aumentar os conhecimentos dos estudantes sobre o próprio corpo através dessas ferramentas e aulas explicativas. As atividades físicas serão trazidas pelo professor através de vídeos de sua prática tanto por atletas como por praticantes em diversos locais, incluindo o aspecto escolar como exemplos, que indicarão os músculos trabalhados, assim como as características aeróbicas e anaeróbicas etc.
Para o desenvolvimento deste projeto, será realizada a aula inicial afim de colher os conhecimentos prévios dos alunos e as dificuldades encontradas pelo docente que o grupo demonstrar. Visando informar e predispor os alunos, serão realizadas questões que indiquem os saberes dos alunos, para então, ser montado e colhido os esportes e seus benefícios corporais de acordo com as dúvidas e curiosidade dos alunos.
Após a aplicação dos questionamentos os dados serão tabulados e elaborados os conteúdos de aula, contendo resultados encontrados na pesquisa e posteriormente discutidos. A análise das respostas dos questionamentos dará partida no projeto, visando esclarecer quaisquer dúvidas dos alunos, evidenciando claro, a cultura corporal do movimento. A avaliação será feita de modo qualitativo e contínuo, procurando observar o desenvolvimento acerca da temática, bem como a socialização do grupo entre si e com a proposta aqui inserida, além de uma análise se atingiu ou não dos objetivos propostos.
Referências Bibliográficas
BRACHT, V. Esporte na Escola e Esporte de Rendimento. Movimento – Ano VI – Nº 12 – 2000/1.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. Brasília: MEC, 1996.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências dificuldades e possibilidades. Perspectivas da Educação Física escolar. UFF, v.2, n.1, p. 5-25, 2001.
OLIVEIRA, D. T. R. de. Por Uma Ressignificação Crítica do Esporte na Educação Física: Uma Intervenção na Escola Pública. Dissertação de Mestrado da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas, SP : [s. n.] 2002.
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OLIVEIRA, I. F. Efeitos do Esporte no corpo – Educação Física Escolar. Fique Ativo, São Paulo, maio de 2021. Acessado em (coloque a data do acesso no site)
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