Efeitos do Esporte no Corpo – Ed. Física Escolar

Professores, já pararam para pensar como abordar os Efeitos do Esporte no Corpo na Ed. Física Escolar ? Em uma academia, bacharéis como nossa querida Mery costuma dizer claramente o que cada exercício faz, causa, beneficia e a fins, mas e na escola? Já pensou que é necessário trazer para a sala de aula tal abordagem? Então confira abaixo esse material explicativo que tive o prazer de apresentar em uma Iniciação Científica no Centro Universitário Claretiano em meados de 2018, acompanhe!

Efeitos do Esporte no Corpo - Ed. Física Escolar

A Educação Física é tida como uma disciplina escolar obrigatória e também integrada à proposta pedagógica da escola (OLIVEIRA, 2002). De acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) promulgada em 20 de dezembro de 1996, a Educação Física deve ser desenvolvida durante toda a escolaridade (Lei Nº 9.394 – 1996). Com isso, a educação física como matéria curricular possui diversificados conteúdos de ensino. Os conteúdos são “aqueles que formam uma base objetiva da instrução-conhecimento sistematizada e são viabilizados pelo método de transmissão e assimilação” (DARIDO, 2005). Para o autor Bracht (2001) diante dos inúmeros conteúdos relacionados a educação física escolar, o esporte é o que de certa forma se privilegia. O que gera muita discussão em torno do assunto “esporte na escola”. 

É necessário que as escolas enquanto instituição educativa esteja preparando os seus alunos para a vida, no caso da Educação Física Escolar, pela cultura corporal do movimento. A Educação Física deixou de lado a ênfase no rendimento padronizado que a definia até os anos 80 para rever o conceito de corporeidade, passando a considerar também a dimensão cultural inerente ao corpo. Agora, considera o ser humano como um aspecto cultural, contínuo construtor da cultura relacionada aos aspectos corporais. Trazendo para o ambiente escolar, a legislação trouxe para a Educação Física o universo do conhecimento cultural. O aluno continua praticando o esporte, mas vai além: entende seus contextos e sua criação.  

No Ensino Fundamental II, ápice da puberdade, os jovens devidos sua natureza se aproxima. Iniciam-se os primeiros namoros e relações sociais e afetivas, e é de extrema importância que o professor esteja preparado para responder a questões corporais que possam surgir. É nesse período que surgem tanto a vontade de mostrar-se como também a vergonha de expor seu corpo e seu desempenho físico, justamente por não compreender o mesmo. 

Nas aulas de educação física escolar, o ideal é que boa parte das atividades seja praticada em grupo, mas nem todos precisam ser misturadas. Partindo disso, surge a necessidade de se explicar o desenvolvimento corporal, e cabe ao professor também localizar as competências corporais em que alguns alunos apresentam dificuldades e promover atividades para que eles possam progredir.  

Para isso, trabalhar a parte da compreensão do corpo humano e sua funcionalidade, além dos benefícios que as atividades físicas proporcionam no ambiente escolar através da cultura corporal do movimento, trarão o entendimento que o aluno necessita sobre o mesmo, além de evidenciar e potencializar a fisiologia humana e as atividades físicas tão essenciais para a manutenção do mesmo. 

Título da aula: Efeitos do Esporte no corpo 

 Tempo necessário: 4 aulas de 55 minutos, totalizando duas semanas. 

 Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II 

 Ano ou Série: 8º Ano 

 Objetivos Gerais (e específicos) 

Objetivo Geral: 

  • Conhecer as diversas habilidades motoras bem como suas capacidades, os exercícios que as desenvolvem e sua funcionalidade nos órgãos do corpo durante a prática da atividade física. 

 Objetivos Específicos: 

  • Compreender a mecânica do movimento através da atividade física; 
  • Desenvolver e ampliar suas capacidades físicas e habilidades motoras; 
  • Analisar o corpo humano e entender sua fisiologia. 

 Estratégias de Ensino / Procedimentos Didáticos 

 Para que seja atingido os objetivos acima propostos, este trabalho traçará as seguintes metas: salientar quais conhecimentos a cerca do corpo humano os alunos conhecem, suas funções, para que serve os sistemas do corpo e a fins. Partindo dessa premissa, partindo de suas falas para a próxima meta, indo de encontro com seus saberes, será feito um levantamento de cada função da estrutura corporal, sendo elas a esquelética, muscular, sistema nervoso para um entendimento comum, e por fim, havendo o entendimento, a última meta para que se entenda a fisiologia do corpo e sua funcionalidade, será exposto manequins do corpo, peças dos organismos e sistemas, cartazes informativos para análise dos mesmos de forma prática. 

Portanto, o projeto ocorrerá com os alunos do ensino fundamental II, onde as turmas com o uso de pôsteres, vídeos e outros materiais audiovisuais, farão levantamento de dados com o auxílio do professor que, por sua vez deve aumentar os conhecimentos dos estudantes sobre o próprio corpo através dessas ferramentas e aulas explicativas. As atividades físicas serão trazidas pelo professor através de vídeos de sua prática tanto por atletas como por praticantes em diversos locais, incluindo o aspecto escolar como exemplos, que indicarão os músculos trabalhados, assim como as características aeróbicas e anaeróbicas etc.  

Para o desenvolvimento deste projeto, será realizada a aula inicial afim de colher os conhecimentos prévios dos alunos e as dificuldades encontradas pelo docente que o grupo demonstrar. Visando informar e predispor os alunos, serão realizadas questões que indiquem os saberes dos alunos, para então, ser montado e colhido os esportes e seus benefícios corporais de acordo com as dúvidas e curiosidade dos alunos.  

Após a aplicação dos questionamentos os dados serão tabulados e elaborados os conteúdos de aula, contendo resultados encontrados na pesquisa e posteriormente discutidos. A análise das respostas dos questionamentos dará partida no projeto, visando esclarecer quaisquer dúvidas dos alunos, evidenciando claro, a cultura corporal do movimento. A avaliação será feita de modo qualitativo e contínuo, procurando observar o desenvolvimento acerca da temática, bem como a socialização do grupo entre si e com a proposta aqui inserida, além de uma análise se atingiu ou não dos objetivos propostos. 

Referências Bibliográficas 

 BRACHT, V. Esporte na Escola e Esporte de Rendimento. Movimento – Ano VI – Nº 12 – 2000/1. 

 BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. Brasília: MEC, 1996.  

DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências dificuldades e possibilidades. Perspectivas da Educação Física escolar. UFF, v.2, n.1, p. 5-25, 2001. 

 OLIVEIRA, D. T. R. de. Por Uma Ressignificação Crítica do Esporte na Educação Física: Uma Intervenção na Escola Pública. Dissertação de Mestrado da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas, SP : [s. n.] 2002. 

Quer utilizar este material? Cite-nos!

OLIVEIRA, I. F. Efeitos do Esporte no corpo – Educação Física Escolar. Fique Ativo, São Paulo, maio de 2021. Acessado em (coloque a data do acesso no site)

IMPORTANTE: O uso parcial ou integral desta aula sem sua respectiva referência implica em crime de uso indevido de direitos intelectuais conforme legislação. FAÇA A CITAÇÃO ADEQUADA!

Gostou do material? Tem alguma sugestão que quer compartilhar conosco: Chame a gente no Instagram ou LinkedIn, ou se preferir, mande um e-mail.

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.