Folclore e Educação Física Escolar

Folclore e Educação Física Escolar: já pensou em como introduzir e trazer o tema para a sala de aula? Podemos trazer muita coisa de nossa história folclórica para a sala de aula, e é claro para a quadra. Sabemos que as lendas que permeiam nosso povo carregam origens e pontos relevantes da cidadania brasileira, além de propostas bastante interessantes. Veja o que sugerimos abaixo!

Ah sim, se utilizar esse conteúdo, não se esqueça das referências hein?

OLIVEIRA, I. F. de. Folclore e Educação Física Escolar. Fique Ativo, Agosto de 2021 Acessado em (coloque a data que acessou)

Vamos trazer então o folclore para as aulas de educação física? Veja as sugestões abaixo:

  • Dança folclórica: cada região possui sua história e característica, além de danças típicas. Resgate para a quadra essas danças, exemplo: pau de fitas.
  • Diversidade cultural: que tal a gente trabalhar o bumba eu boi, boi-bumbá, boi a serra? São todos os mesmos personagens, mas com nomes diferentes… Traga os motivos dessas diferenças.
  • Corda: pular corda no Brasil, é um resgate folclórico. Experimente as cantigas diversas dessa brincadeira e realize com seus alunos, claro, respeitando os protocolos de saúde e distanciamento social.
  • Batata quente: brincadeira rica em variações, é da cultura folclórica. Embase em suas aulas com a prática, a origem da batata quente.
  • Inclusão: Oras bolas, temos o Saci Pererê! e estamos em período de paralimpíadas, além disso tem uma brincadeira indígena que lembra o movimento do saci, e já ensinamos aqui no Fique Ativo!
  • Esquema corporal e fisiologia humana: boa ocasião para introduzir em sua aula, posições anatômicas, esquemas corporais, divisão corporal e a fins.

Você pode ver mais materiais sobre folclore e educação física escolar no site do Impulsiona! O pessoal mandou muito bem e ainda deixou materiais para nós professores. Corre lá!

Ou… pode sem problema algum seguir essa aula nossa abaixo!

CORRE, SACI!

Público Alvo: Ensino Fundamental I

Objetivo: Percorrer todo o circuito no menor tempo possível; ampliar as habilidades motoras e capacidades físicas; conhecer mais da cultura folclórica brasileira.

Conteúdo: Cultura corporal do movimento, manejo de corpo, esquema corporal.

Desenvolvimento: Monte um circuito com obstáculos simples que envolva lateralidade. Divida os alunos em duas turmas onde um de cada equipe correrá o trajeto, ao soar o apito, os alunos farão o trajeto. Ganha quem finalizar o trajeto no menor tempo possível, claro, imitando o Saci.

Recursos Materiais: cones, arcos, cordas e a fins.

Avaliação: Procedimental.

Curtiu nossa matéria sobre Folclore e Educação Física Escolar? Escreva para a gente, siga nosso Instagram e LinkedIn, e continue apoiando o Fique Ativo!

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.