Parâmetro para avaliar na Educação Física Infantil… será que tem? A resposta é SIM! A Educação Física na Educação Infantil é indiscutivelmente importante, mas você sabe por no papel em um relatório avaliativo as razões? E aprofundando um pouco mais: sabe por onde começar o registro de fato? Esse é o objetivo dessa postagem, ajudá-los a trazer esses pontos à tona que devem ser considerados para ampliar o olhar, lembrando que não há um método padrão de avaliação, e inclusive há unidades escolares que pré estabelecem o que deve escrever (somos contra isso inclusive, pois a verdade tem que ser expressada com a realidade, e não figurada), e você como profissional de educação física escolar não pode se esquecer de seguir e obedecer os parâmetros que regem o ensino atual.
Entendendo o raciocínio para avaliar na Educação Física Infantil
Para dar uma mãozinha, esquematizamos abaixo uma linha pertinente de racionalizar sobre seus alunos, não é difícil, não é possível, e nem fora da realidade! Um caderninho, lápis, caneta e disposição vai bastar e acredite, te salvar naqueles momentos em que nossa fadiga burocrática bater e travarmos na hora da exteriorizar o que é essencial em nossa aula. Observe abaixo:
FALE COM O PROFESSOR DE SALA: Pedagogos naturalmente anotam muitas coisas por conta das avaliações periódicas, muitas inclusive vai de acordo com a educação física e deixamos passar, exemplo: como o aluno segura o lápis, pois se ele não tiver destreza pegando em um lápis, não será fácil ensinar a segurar uma bola na recepção por exemplo (passe no bobinho).
QUESTIONE COM OUTROS ESPECIALISTAS: Professores de artes tem muito a contribuir com a educação física… já pensou nisso? Já falou com o colega como o aluno de vocês lida com o processo artístico? Experimente… vale a observação! Assim também com os de inglês e o AEE.
GESTÃO ESCOLAR: Tire um tempo e analise com os gestores a história de vida de seu aluno, veja as perguntas básicas de matrícula, exponha suas intenções e peça ajuda ao administrativo.
CAPACIDADES FÍSICAS E HABILIDADES MOTORAS: Okay, essa é a nossa essência, mas que tal passarmos isso para o além quadra? Saia nos intervalos dos alunos e veja na prática como andam as habilidades motoras e capacidades físicas. Registre em imagens, isso é sem dúvidas um grande suporte na hora de exteriorizar sua avaliação documental.
RELAÇÕES E INTERAÇÕES SOCIAIS CONTAM! Momentos de relações e interações com o ambiente, com os demais alunos e corpo escolar dizem muito sobre o aluno. Ele é cortês ou hostil com funcionários de apoio? Fala bem ou ignora outros fora da sala? É isso, vejam esses detalhes.
Vale lembrar que o Parâmetro para avaliar na Educação Física Infantil não se faz sozinho como mostramos, e é claro que seus documentos como planejamento se farão ferramentas que devem compor o registro final. Se tiver dúvidas como planejar, já comentamos sobre isso aqui no Fique Ativo.
Curte nosso conteúdo? Deixe seu comentário, sugestão ou dica no Fale Conosco, ou se preferir, siga-nos no Instagram e confira tudo que rola por lá. Até breve!