Atividades para Educação Física no infantil

Sextou com S de “Simbora Professores! Partiu atividade pros pequenos!” Okay, okay… empolguei haha, mas vamos lá colocar algumas atividades para Educação Física no infantil! Antes de iniciar, já viram nossa sugestão de planejamento? e a anamnese para os pequenos? então corre lá e veja!

ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO INFANTIL

Clique nas abas e descubra cada atividade que separamos, respeitando o desenvolvimento infantil dentro do aspecto fisiológico. Vale ressaltar também que é de suma importância que os alunos saibam e executem as formações básicas, posições e trajetórias dentro de uma destreza motora que são:

  • COLUNA – um atrás do outro;
  • FILEIRA -um ao lado do outro;
  • ALA – de frente um para o outro ou de costas;
  • CÍRCULO – de frente um pro outro, de costas um pro outro, de flanco direito e esquerdo, semicírculo, misto;
  • EM PÉ – com pernas unidas e também afastadas;
  • DEITADO –  Decúbito dorsal e ventral;
  • SENTADO –  Pernas cruzadas e também afastadas;
  • QUATRO APOIOS;
  • SEIS APOIOS;
  • CARANGUEJO
  • FAZER LINHAS – retas, curva, sinuosa, ziguezague.

Você pode baixar gratuitamente as atividades para Educação Física no Infantil abaixo, clicando aqui.

Faça duas colunas. Cada criança da coluna terá três ou quatro bolas e ao sinal do professor, andarão com elas em mãos andando na linha reta feita pelo professor, e deverá ao chegar no final dela, soltar as bolas dentro do aro do bambolê. Deverá soltar todas de uma vez, se alguma cair fora do aro do bambolê, recolha e recomece o trajeto.

MATERIAIS: BOLAS DE BORRACHA OU BOLAS DE MEIA, GIZ, 2 ARCOS / BAMBOLÊS.

Faça novamente respeitando o distanciamento social, as colunas e no chão, trace a linha, podendo essa ser sinuosa. meça entre 5 e 7 metros, ponha cone ou cadeira no fim da linha onde os alunos deverão dar a volta segurando sua colher com a batata mantendo o equilíbrio.

MATERIAIS: GIZ, BATATA, COLHER, CADEIRA. Batata e colher peça previamente que cada aluno traga o seu.

Com uma corda  para cada criança, disponha-as em quadra numa distância segura. Ao soar o apito, escolha um destes comandos:

  1. lance a corda para cima;
  2. pegue com a cabeça;
  3. ponha a corda no pé e jogue para o alto;
  4. gire a corda uma vez sob os pés e outra sobre a cabeça;
  5. dobre a corda em dois;
  6. dobre a corda em quatro;
  7. faça grandes círculos no ar com a corda.

MATERIAL: CORDA.

De pé em pontos afastados, os alunos obedecerão os comandos do professor:

  1. Fique na ponta dos pés;
  2. Pule com uma perna só;
  3. Equilibre-se com a perna direita / esquerda;
  4. Gire o braço direito;
  5. Gire a perna direita e o braço esquerdo com a língua para fora;
  6. Chacoalhe todo o corpo;
  7. Dentre outros comandos à votade do professor.

Faça três colunas respeitando o distanciamento. Trace uma linha reta no chão, mais ou menos 5 metros e ao final, ponha um cone. Ao seu sinal, o primeiro aluno de cada coluna sai com ambos os braços estendidos acima da cabeça, ao dar a volta, colocará mão esquerda no joelho direito, e a mão direita no joelho esquerdo. Chegando, sai o próximo aluno até todos executarem a proposta.

MATERIAIS: CONES E GIZ.

Deixe seus alunos livres. Ao soar o apito, peça que andem pisando:

  1. Com os calcanhares;
  2. Na ponta dos pés;
  3. Apoiando as mãos nos tornozelos;
  4. Apoiando as mãos no joelho;
  5. Apoiando a borda lateral dos pés no chão;
  6. Apoiando a borda interna dos pés no chão.

Peça aos alunos que corra livremente, preferencialmente em trote. Ao seu comando, peça que:

  1. Corra batendo palmas;
  2. Corra batendo palmas nas costas;
  3. Corra batendo palmas para os lados;
  4. Corra batendo palmas entre as pernas.

Faça um círculo grande no chão, desenhe outro dentro dele e outro menor dentro do segundo. Descreva em cada um:1-2-3.  Dê uma distância de dois metros e faça outro conjunto ao lado. Desenha uma linha mais ou menos de 2,5 metros dos círculos, que será o lugar das crianças dispostas em colunas. Diga o número que deverá acertar com a bolinha de areia, acertando é ponto para a coluna e troca-se o aluno de cada uma, recomeçando.

MATERIAIS: GIZ E BOLINHA FEITA COM AREIA.

Bata a corda e peça que as crianças em fila única respeitando o distanciamento social, passe pela corda correndo. Após, introduza o pulo. Tenha paciência, professor! Bata a corda com calma e observe a passada e atenção de cada aluno.

MATERIAL: CORDA GRANDE.

Peça ao seu aluno que segure o bastão com ambas as mãos. Pegue o saquinho de areia e ponha dividindo o peso para os lados equilibrando no bastão. O aluno andará em linha reta, dando a volta no cone e completando o trajeto. Ganha quem completar o trajeto sem derrubar o saquinho.

MATERIAL: BASTÃO, CONE E SAQUINHO DE AREIA.

Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

As atividades para Educação Física no Infantil, necessitam de equidade! Professores, tudo que exigir manejo de corpo que traga à tona alguma limitação física de seu aluno, tais como amputação, paralisia, limitação visual, em período delicado de pandemia, seja as pernas, braços e olhos desta criança. Adeque as opções de acordo com sua turma, é para usar as duas mãos mas possui uma criança com apenas membros inferiores, troque a forma para equilíbrio com a boca, por exemplo na brincadeira da batata. É cadeirante? manuseie você a cadeira, mas jamais deixe de propor a prática.

Curtiu? tem uma sugestão? Fale conosco! Siga nosso instagram para informações e indicações. Até!

Nice Oliveira, Fundadora do Fique Ativo. CREF 158607-G/SP.

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.