Sextou com S de “Simbora Professores! Partiu atividade pros pequenos!” Okay, okay… empolguei haha, mas vamos lá colocar algumas atividades para Educação Física no infantil! Antes de iniciar, já viram nossa sugestão de planejamento? e a anamnese para os pequenos? então corre lá e veja!
ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO INFANTIL
Clique nas abas e descubra cada atividade que separamos, respeitando o desenvolvimento infantil dentro do aspecto fisiológico. Vale ressaltar também que é de suma importância que os alunos saibam e executem as formações básicas, posições e trajetórias dentro de uma destreza motora que são:
- COLUNA – um atrás do outro;
- FILEIRA -um ao lado do outro;
- ALA – de frente um para o outro ou de costas;
- CÍRCULO – de frente um pro outro, de costas um pro outro, de flanco direito e esquerdo, semicírculo, misto;
- EM PÉ – com pernas unidas e também afastadas;
- DEITADO – Decúbito dorsal e ventral;
- SENTADO – Pernas cruzadas e também afastadas;
- QUATRO APOIOS;
- SEIS APOIOS;
- CARANGUEJO
- FAZER LINHAS – retas, curva, sinuosa, ziguezague.
Você pode baixar gratuitamente as atividades para Educação Física no Infantil abaixo, clicando aqui.
Faça duas colunas. Cada criança da coluna terá três ou quatro bolas e ao sinal do professor, andarão com elas em mãos andando na linha reta feita pelo professor, e deverá ao chegar no final dela, soltar as bolas dentro do aro do bambolê. Deverá soltar todas de uma vez, se alguma cair fora do aro do bambolê, recolha e recomece o trajeto.
MATERIAIS: BOLAS DE BORRACHA OU BOLAS DE MEIA, GIZ, 2 ARCOS / BAMBOLÊS.
Faça novamente respeitando o distanciamento social, as colunas e no chão, trace a linha, podendo essa ser sinuosa. meça entre 5 e 7 metros, ponha cone ou cadeira no fim da linha onde os alunos deverão dar a volta segurando sua colher com a batata mantendo o equilíbrio.
MATERIAIS: GIZ, BATATA, COLHER, CADEIRA. Batata e colher peça previamente que cada aluno traga o seu.
Com uma corda para cada criança, disponha-as em quadra numa distância segura. Ao soar o apito, escolha um destes comandos:
- lance a corda para cima;
- pegue com a cabeça;
- ponha a corda no pé e jogue para o alto;
- gire a corda uma vez sob os pés e outra sobre a cabeça;
- dobre a corda em dois;
- dobre a corda em quatro;
- faça grandes círculos no ar com a corda.
MATERIAL: CORDA.
De pé em pontos afastados, os alunos obedecerão os comandos do professor:
- Fique na ponta dos pés;
- Pule com uma perna só;
- Equilibre-se com a perna direita / esquerda;
- Gire o braço direito;
- Gire a perna direita e o braço esquerdo com a língua para fora;
- Chacoalhe todo o corpo;
- Dentre outros comandos à votade do professor.
Faça três colunas respeitando o distanciamento. Trace uma linha reta no chão, mais ou menos 5 metros e ao final, ponha um cone. Ao seu sinal, o primeiro aluno de cada coluna sai com ambos os braços estendidos acima da cabeça, ao dar a volta, colocará mão esquerda no joelho direito, e a mão direita no joelho esquerdo. Chegando, sai o próximo aluno até todos executarem a proposta.
MATERIAIS: CONES E GIZ.
Deixe seus alunos livres. Ao soar o apito, peça que andem pisando:
- Com os calcanhares;
- Na ponta dos pés;
- Apoiando as mãos nos tornozelos;
- Apoiando as mãos no joelho;
- Apoiando a borda lateral dos pés no chão;
- Apoiando a borda interna dos pés no chão.
Peça aos alunos que corra livremente, preferencialmente em trote. Ao seu comando, peça que:
- Corra batendo palmas;
- Corra batendo palmas nas costas;
- Corra batendo palmas para os lados;
- Corra batendo palmas entre as pernas.
Faça um círculo grande no chão, desenhe outro dentro dele e outro menor dentro do segundo. Descreva em cada um:1-2-3. Dê uma distância de dois metros e faça outro conjunto ao lado. Desenha uma linha mais ou menos de 2,5 metros dos círculos, que será o lugar das crianças dispostas em colunas. Diga o número que deverá acertar com a bolinha de areia, acertando é ponto para a coluna e troca-se o aluno de cada uma, recomeçando.
MATERIAIS: GIZ E BOLINHA FEITA COM AREIA.
Bata a corda e peça que as crianças em fila única respeitando o distanciamento social, passe pela corda correndo. Após, introduza o pulo. Tenha paciência, professor! Bata a corda com calma e observe a passada e atenção de cada aluno.
MATERIAL: CORDA GRANDE.
Peça ao seu aluno que segure o bastão com ambas as mãos. Pegue o saquinho de areia e ponha dividindo o peso para os lados equilibrando no bastão. O aluno andará em linha reta, dando a volta no cone e completando o trajeto. Ganha quem completar o trajeto sem derrubar o saquinho.
MATERIAL: BASTÃO, CONE E SAQUINHO DE AREIA.
As atividades para Educação Física no Infantil, necessitam de equidade! Professores, tudo que exigir manejo de corpo que traga à tona alguma limitação física de seu aluno, tais como amputação, paralisia, limitação visual, em período delicado de pandemia, seja as pernas, braços e olhos desta criança. Adeque as opções de acordo com sua turma, é para usar as duas mãos mas possui uma criança com apenas membros inferiores, troque a forma para equilíbrio com a boca, por exemplo na brincadeira da batata. É cadeirante? manuseie você a cadeira, mas jamais deixe de propor a prática.
Curtiu? tem uma sugestão? Fale conosco! Siga nosso instagram para informações e indicações. Até!
Nice Oliveira, Fundadora do Fique Ativo. CREF 158607-G/SP.