Hoje resolvi ser um pouco nostálgica e falar sobre os planos e eixos e a Educação Física, e sabe qual o motivo? Por conta de grandes equívocos de profissionais que se perdem ao longo do tempo, e deixam passar tal importância do domínio do eixos e planos que nosso corpo tem. Bora de análise?
Compreender que a Educação Física possui uma relação íntima no aspecto de compreensão de eixos e planos, é princípio básico para todo profissional, pois somos especialistas do movimento humano através do esporte e qualidade de vida. O movimento de direção do corpo, seja lateral, frontal, inferior, superior, é compreensível através do ponto de localização dos mesmos, e é claro, suas posições, nesse aspecto que os planos e eixos se enquadram.Para que se compreenda o que de fato é planos e eixos, CAMPOS (2000) traz a seguinte definição:
O ponto de partida deste plano vem da cabeça, estende-se até os pés e divide o corpo em metade direita e metade esquerda. É neste plano onde encontra-se a linha média do corpo.
O ponto de partida deste plano segue da cabeça e estende-se até os pés. Contudo, neste plano, o corpo é dividido em partes anterior (frente) e posterior (trás).
O ponto de partida deste plano é na região da cintura e divide o corpo em parte superior e inferior.
É uma linha vertical que fica perpendicular ao plano Horizontal. Ou seja, une a região superior da inferior.
Este eixo também fica perpendicular, porém com o plano Sagital. Este eixo irá se estender de um lado ao outro, unindo o lado esquerdo e o direito.
Este eixo fica perpendicular ao plano frontal. Sendo assim, irá unir a região anterior (frente) até a parte posterior (costas).