Planos e Eixos e a Educação Física

Hoje resolvi ser um pouco nostálgica e falar sobre os planos e eixos e a Educação Física, e sabe qual o motivo? Por conta de grandes equívocos de profissionais que se perdem ao longo do tempo, e deixam passar tal importância do domínio do eixos e planos que nosso corpo tem. Bora de análise?

Compreender que a Educação Física possui uma relação íntima no aspecto de compreensão de eixos e planos, é princípio básico para todo profissional, pois somos especialistas do movimento humano através do esporte e qualidade de vida. O movimento de direção do corpo, seja lateral, frontal, inferior, superior, é compreensível através do ponto de localização dos mesmos, e é claro, suas posições, nesse aspecto que os planos e eixos se enquadram.Para que se compreenda o que de fato é planos e eixos, CAMPOS (2000) traz a seguinte definição:

 

O ponto de partida deste plano vem da cabeça, estende-se até os pés e divide o corpo em metade direita e metade esquerda. É neste plano onde encontra-se a linha média do corpo.

Plano Sagital. Imagem por Google.

O ponto de partida deste plano segue da cabeça e estende-se até os pés. Contudo, neste plano, o corpo é dividido em partes anterior (frente) e posterior (trás).

Plano Frontal. Imagem por Google.

 

O ponto de partida deste plano é na região da cintura e divide o corpo em parte superior e inferior.

Plano Horizontal. Imagem por Google.

 

É uma linha vertical que fica perpendicular ao plano Horizontal. Ou seja, une a região superior da inferior.

 

Este eixo também fica perpendicular, porém com o plano Sagital. Este eixo irá se estender de um lado ao outro, unindo o lado esquerdo e o direito.

Este eixo fica perpendicular ao plano frontal. Sendo assim, irá unir a região anterior (frente) até a parte posterior (costas).

Agora, trazendo à tona a importância dos planos e eixos e a educação física, especificamente para o profissional tanto bacharel quanto licenciado, é mais do que esperado que essa compreensão de planos e eixos estejam enraizados e bem compreendidos para o mesmo, pois um bom planejamento a cerca do exercício humano, irá atender e especificar esses critérios, pois são a base do princípio do movimento humano dentro da ciência que optamos em trabalhar.
 
Portanto, ao compreender de fato essa divisão de planos e eixos, será possível dentro da individualidade biológica de cada um, realizar um treino coeso dentro daquilo que se espera para o movimento humano. Planos e eixos são de suma importância para os profissionais de educação física em sua prática profissional, desta forma a observação ativa da cultura corporal do movimento e também da maturação do mesmo, fica mais simples de ser analisada e avaliada.
Gostou do conteúdo e quer compartilhar? Simples! só citar e creditar o Fique Ativo! OLIVEIRA, I.F. Planos e Eixos e a Educação Física. Fique Ativo, São Paulo. Março de 2023.
 
Siga-nos no Instagram e LikedIn!

Postado por:

Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.