Precisamos falar sobre a prática errônea e o modismo do Cross Training/Crossfit

Precisamos falar sobre a prática errônea e o modismo do Cross Training/Crossfit… no ano de 2020, trouxemos esse tema à tona, e muita gente sem conhecer o que se trata de fato, achou que estávamos “sensacionalizando” a questão do cross. Mas, quase dois anos de nosso post e as coisas só pioraram, e antes de falar dessa prática, vamos aos pontos principais primeiro do que é o cross:

  1. Crossfit é uma marca, não há regulamentação do nome em território brasileiro e os “box” tem que se atentar ao uso do nome, pois sendo marca, está propício a processo judicial por uso indevido.
  2. O crossfit nada mais é do que o CROSS TRAINING (nome correto), cujo a prática SIM É RECONHECIDA NO BRASIL E NO MUNDO SEM SER UMA MARCA, se trata de um treino cruzado que nada mais é que o treino funcional.
  3. Os donos de box vendem a ideia de “preparar você para o desconhecido”, mas o treino em si é apenas a combinação de levantamento de peso, atletismo e ginástica. Oras, todas as práticas não impulsionam ao desconhecido?
Fique Ativo. Todos os direitos reservados.

Cuidado profissionais de educação física e empresários…! Ao optarem em seguir com essa prática em seu negócio, tenha em mente esses conhecimentos básicos acima ressaltados, e antes de qualquer coisa, não vendam a ideia de que o cross training é pra todos de forma igualitária. É  a mesma coisa de dizer que corrida com obstáculos é a mesma coisa que maratona. Não é. Particularmente, é assustador assistir o treino no cross, pessoas saltando em caixas sem ter realizado um preenchimento básico do questionário Par-Q, sem avaliação física para verificar os índices corporais adequadamente, sem um profissional de educação física ao lado ensinando a base de uma pegada por exemplo na barra, neutra, supinada… e o pior, a didática (ou ausência dela) no quesito execução de burpees, barras e etc. Estamos generalizando? Não. mas infelizmente é a realidade de um bom percentual de espaços. Apenas parem! Não fica claro que essas ausências é negligência e passível de perda de sua licença profissional diante o conselho? Veja uns exemplos a seguir e a razão que precisamos falar sobre a prática errônea e o modismo do Cross Training/Crossfit:

  1. QUAL A DIFICULDADE EM ESCREVER O NOME DOS MOVIMENTOS NA LÍNGUA PORTUGUESA? Nem todo mundo sabe inglês… menos é mais, instrutores! Que tal dar nome correto aos bois e deixar que seu aluno conheça e saiba exatamente o que se trata aquelas “siglas malucas”?
  2. QUEM DISSE QUE BARRA FIXA TEM QUE MOVER ABSURDAMENTE O MANGUITO ROTADOR, SEM O AFASTAMENTO DEVIDO DAS MÃOS DA LINHA DO OMBRO, E É CLARO, NAQUELE BALANÇO SEM HARMONIA E ALINHAMENTO POSTURAL? Uma das piores visões para quem estuda biomecânica, é a execução da barra por praticantes do cross, mas o pior, a omissão dos profissionais de educação física sem orientar coisas básicas como as que mencionamos e que evitam lesões a longo prazo.
  3. O BURPEE GENTE… GENTE… BURPEE DE BARRIGA E SEM FLEXÃO DE BRAÇO? SALTO SEM ELEVAÇÃO DOS BRAÇOS QUE É PARA DAR DINAMISMO E PROTEÇÃO TORÁXICA? Instrutores, por favor, apenas parem de ver tais danos e achar que é normal, achar que é para todos…

Vamos pegar o exemplo acima do burpee e da barra fixa e analisar hipoteticamente (mas nem tanto assim): Joãozinho possui lesão da coifa dos rotadores e chega no box, sem uma avaliação concisa, seu treino logo no primeiro dia foi: flexão de braço (push up), abdominal reto, avanços, salto de corda (duble under), burpee e subida na caixa (step box). Quais as chances do Joãozinho acabar com seus ombros na primeira semana no box? arrisco 100%. As razões são simples: EXERCÍCIO FÍSICO NÃO PODE SER GENERALIZADO! O QUE AS PESSOAS ESQUECEM NO CROSS, É QUE A ROTATIVIDADE DOS EXERCÍCIOS DEVEM SER PERSONALIZADAS DE ACORDO COM CADA ALUNO, E NÃO DE MODO GERAL EM UMA LOUSA COM TERMOS EM INGLÊS EM QUE TODOS LEEM E FAZEM SEM QUESTIONAR…

Ninguém aqui está falando que você deve parar com o cross… ninguém está falando que você não pode abrir seu box… mas faça dentro dos conformes, estude biomecânica, estude individualidade biológica… a matéria aqui, é para evitar dores de cabeça e tirar as vendas dos olhos no modismo. Treine e faça cross training sim! Mas faça dentro das condições corretas e seguras para sua saúde, e para a saúde de seu aluno… Tem dúvidas sobre a prática? Fale conosco e siga-nos nas redes sociais para maiores informações. Fique Ativo!

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.