Trouxemos essa análise de “Que tipo de Profissional de Educação Física Escolar é você”, baseada na obra de Gomes da Silva (2015) e a sua metodologia Pecre que vocês podem pesquisar em seu livro “Corporeidade, jogo linguagem a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
ENTENDO O MÉTODO PECRE: É um contexto interpretativo, traz a experimentação, interação e autonomia para o Profissional de educação Física e demais professores pensarem sobre o aluno num todo, ou seja, as qualidades do sentir são introduzidas por meio da colaboração, reflexão e experiência.
PROPOSTA DO PROFESSOR COLABORATIVO: dispor a coletividade, resolver conflitos, conscientizar as vertentes, atribuir responsabilidades no que é proposto. Um dos pensadores que traz isso a tona, é Makarenko (1888-1939).
PROPOSTA DO PROFESSOR REFLEXIVO: apreciar o discurso, ou seja, interagir e falar abertamente com os alunos, levar ao debate/feedback e a fins, seja numa vertente individualizada ou com o grupo todo. Um dos grandes nomes na didática que atua e ensina sobre isso, é Freire.
PROPOSTA DO PROFESSOR EXPERIENCIAL: ele é prático, faz experimentações em todas as vertentes que puder! explora o máximo dos alunos em suas aulas, e um dos nomes que melhor explica essa didática, é novamente Paulo Freire.
E aí, que tipo de Profissional de Educação Física Escolar é você? Não há certo ou errado, esse estudo e método apenas ressalta as qualidades individuais de cada docente e como ele se comporta diante da aprendizagem. Não se esqueça: a base real de uma boa prática sempre será a ética. Planeje-se, professor! Pesquise e proporcione um pouco de cada em sua aula. A Educação Física Escolar agradece! E o principal: a boa prática garantirá uma geração mais ativa e saudável.
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