Quando falamos de sistema sensório-motor e educação física escolar, naturalmente nossa cabeça se volta totalmente para estimulação por meio da ludicidade para o público menor, e em circuitos por exemplo para os alunos maiores. Mas você compreende modo fisiológico o que de fato é o sistema sensório-motor quando está planejando? Relembre conosco este completo sistema que norteia nossa base.
Para definir, temos que entender o que é de fato. O sistema sensório-motor, se trata de um componente complexo do sistema de controle, e é definido como o processo dos componentes sensoriais que se envolvem na manutenção da homeostase articular durante os movimentos do corpo. Ele passa então a compreender os estímulos sensoriais por meio dos neurônios motores.
Derivada das palavras PRÓPRIO, que significa de si mesmo, e PERCEPÇÃO, capacidade de perceber algo, o termo está relacionado à capacidade do corpo em identificar sua posição em relação ao ambiente externo, e de suas partes uma em relação a outra.
Tal função é nada mais do que tipos de órgãos sensoriais localizados nos músculos, articulações, tendões, ligamentos e pele. Sua função é conduzir informações sensoriais a partir destas áreas até o sistema nervoso central. Cada tipo morfológico desses receptores possui algum grau de especificidade para a modalidade sensorial e amplitude do estímulo para o qual eles respondem, agindo assim de forma diferente.
É o sistema que fornece informações sobre a posição e os movimentos lineares e angulares da cabeça. As informações são integradas com as informações fornecidas pelas articulações e os músculos, para que posturas adequadas e movimentos eficientes possam ser executados. A partir das informações vestibulares, movimentos oculares compensatórios ocorrem, constituindo uma série de reflexos conhecidos como reflexos vestibuloculares, a fim de manter a estabilidade corporal.
Os Corpusculos de Ruffini e Paccini, estão presentes nas estruturas articulares como: cápsulas, ligamentos, bursas, meniscos, etc. Os corpusculos de Ruffini possuem um baixo limiar para stress mecânico e adaptação lenta. Os corpusculos de Paccini também apresentam um baixo limiar para stress mecânico, porém uma adaptação rápida.
São as terminações que estão presentes no tecido subcutâneo e são responsáveis por captar informações relacionadas às pressões que ocorrem na superfície corporal. Sua utilização colabora para a melhoria da consciência postural geral além de ser uma ótima forma de utilização para progressão durante um exercício.
Aqui, a definição se embasa em sua localização que é próximo à junção das fibras tendíneas com as fibras musculares e são sensíveis à tensão no complexo músculo-tendão. Sua sensibilidade pode responder à contração de uma simples fibra muscular.
Consiste em acompanhar, com a cabeça, o movimento de um determinado segmento durante um exercício, como apresentado na figura abaixo. Ou, por exemplo, no exercício de elevação lateral executado unilateralmente, enquanto os movimentos de abdução e adução do ombro são executados, a mão deve ser rastreada pela visão.
Dentro do sensório-motor, destacaremos o Sistema Visual: a percepção visual do ambiente que nos cerca é captada pelo sistema visual através de um complexo processo neural. Estas informações são importantes para que o corpo se prepare para receber estímulos externos, pois estimula uma pré-ativação dos mecanorreceptores.Algumas pesquisas demonstram que a visão é predominante sobre os outros mecanismos de propriocepção em relação ao equilíbrio postural e controle motor. Ou seja, qualquer conflito intersensorial é sempre resolvido em favor da visão, que é referida como modalidade sensorial dominante.
O sistema sensório-motor e educação física escolar se conversam frequentemente, e não é difícil estabelecer essa relação em esportes de marca, invasão, psicomotricidade, dentre outras vertentes. Basta que no planejamento docente, as concepções pedagógicas englobe estas observações que favorecem a escola num todo. Curtiu a matéria? Siga-nos no Instagram e no LinkedIn! Até breve!