Unidades Temáticas & Objetos de Conhecimento

E aí queridos colegas professores, todos bem? Hoje resolvi trazer para vocês um pouco das unidades temáticas e objetos de conhecimento conforme a BNCC de Educação Física. É unânime nos grupos que participo, as dúvidas sobre elas e como abordar, por isso separei de forma bem didática os pontos mais relevantes. Salvem, compartilhe e use quando necessário! Vamos lá?

Esquema geral das Unidades Temáticas & Objetos de Conhecimento - by Fique Ativo. Todos os direitos reservados.
UNIDADES TEMÁTICAS – ENSINO FUNDAMENTAL I

A Educação Física Escolar mudou muito a longo dos anos, da concepção higienista ao culto ao corpo perfeito, chegamos enfim as práticas corporais que nada mais são o que vemos nas Unidades Temáticas da BNCC, são elas:

  • BRINCADEIRAS E JOGOS;
  • ESPORTES;
  • GINÁSTICA;
  • DANÇAS;
  • LUTAS;
  • PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA.

E como sabemos bem, o Ensino Fundamental I é dividido em dois ciclos, ciclo 1 do 1º ao 3º ano e ciclo 2 do 4º ao 6º ano. Os objetos de conhecimento será descritos na ordem das Unidades temáticas e separado pelos respectivos ciclos:

UNIDADES TEMÁTICAS

Brincadeiras e jogos

 

 

 

Esportes

 

 

 

Ginástica

Danças

 

Lutas

 

 

Práticas corporais de aventura

1º AO 3º ANO

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

 

Esportes de marca e de precisão.

 

 

Ginástica geral.

Danças do contexto comunitário e regional.

 

Jogos de oposição (contexto lúdico)

4º AO 6º ANO

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo; brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.

Esportes: de campo e taco; de rede / parede; de invasão; de marca; de precisão; invasão; técnico-combinatórios.

Ginástica geral e ginástica de condicionamento físico

Danças do Brasil e do mundo; danças da matriz indígena e africana.

Lutas do contexto comunitário e regional; lutas de matriz indígena e africana.

Práticas corporais de aventura urbana*

*Referente apenas ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Para que as unidades temáticas & objetos de conhecimento sejam amplamente almejados, e a finalidade da educação física escolar respeitada, além do planejamento o professor precisa ter em mente as definições de conhecimento do Ensino Fundamental 1:

  1. Uso e apropriação;
  2. Protagonismo;
  3. Reflexão sobre a ação;
  4. Fruição;
  5. Análise;
  6. Experimentação;
  7. Construção de valores;
  8. Compreensão.

Colega professor, lembre-se que o planejamento e a concepção é pessoal. Evite reutilizar coisas de terceiros e dedique o tempo para planejar. A proposta deste post sobre Unidades Temáticas & Objetos de Conhecimento, foram baseadas na BNCC, páginas entre 214 e 222. Dedique um tempo para esquematizar suas aulas. Gostou, quer fazer uso? Tranquilo! Só não esqueça de dar as referências bibliográficas corretas: OLIVEIRA, I. F. Unidades Temáticas & Objetos de Conhecimento. Fique Ativo, abril de 2021.

Quer sugerir um tema ou participar de alguma matéria: Fale Conosco! Siga-nos no Instagram! Até breve.

Nice Oliveira, Fundadora do Fique Ativo. CREF 158607-G/SP

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.