Um mês para finalizar o primeiro semestre e eu pergunto aqui: você conhece o tchoukbol? Opa, lembre-se que já falamos aqui do Showbol e do Corfebol, esportes pouco difundidos no Brasil mas amplamente aceitos em muitos locais. Então sem mais delongas, vejam abaixo as especificações dessa modalidade.
- O tchoukbol tem como objetivo a marcação de pontos após o arremesso da bola em um dos quadros de remissão, que ficam nos extremos da quadra, e, consequentemente, o toque no chão. A equipe de ataque possui três passes para o arremesso, e a bola não pode ser interceptada pelos adversários.
- Ele é uma modalidade interessante pela proximidade com o futebol, tão tradicional no Brasil.
- O objetivo central do esporte é arremessar a bola na tela do quadro de remissão, fazendo com que ela rebata (ou ricocheteie) contra o solo, dentro do espaço de jogo e fora da zona proibida (espaço que circunda frontalmente o quadro de remissão).
- Ambas as equipes podem pontuar em qualquer um dos dois lados do campo de jogo, sendo que o ponto é contabilizado sempre que a bola bate na rede do quadro de rendição e toca no chão da quadra nos limites do espaço de jogo permitidos.
- A equipe com posse de bola possui o limite de três passes, após os quais, deve obrigatoriamente lançar a bola ao alvo. Caso contrário, a posse de bola para a equipe adversária.
- A equipe de defesa, por sua vez, tem como principal função impedir que a bola lançada contra o quadro de remissão toque o chão do espaço de jogo. Para isso, deve se organizar estrategicamente, observando as jogadas da equipe com posse de bola
- Contabiliza-se um ponto para a equipe adversária sempre que a) o jogador arremessa a bola em direção ao quadro de rendição e não o acerta, b) a bola é arremessada no quadro e cai na zona proibida ou c) cai fora do limite do campo de jogo, e d) quando a bola arremessada pelo jogador se choca contra ele imediatamente após acertar a rede do quadro de rendição.
- Durante a disputa, os jogadores não podem se constranger ou interceptar jogadas de bola, tanto em situações de ataque quanto de defesa.
- Bola: para os jogos de tchoukball a bola utilizada é a mesma do handebol. Portanto, pode variar de tamanho conforme o sexo e a idade dos jogadores, de modo a melhor adequar-se à pegada, devido ao tamanho das mãos.
- Joelheiras: esse equipamento previne que os jogadores machuquem os joelhos em situações de queda, espacialmente após os saltos realizados para o lançamento da bola ao quadro de remissão.
- Quadro de remissão: o quadro de remissão oficial segue as medidas estabelecidas pela Federação Internacional de Tchoukball (FITB), que são de 1 x 1 m. Além disso, esse equipamento deve ser confeccionado em aço (estrutura), elásticos resistentes (rede) e deve possuir angulação de 55° relativamente ao solo.
Você pode saber mais do Tchoukbol acessando o site do Todo Estudo, ou se preferir, da Federação Internacional de Tchoukbol.
O intuito do post “você conhece o tchoukbol”, é trazer uma modalidade boa e divertida. Uma aula pode ser dividida da seguinte forma:
- Apresentação do esporte;
- Demonstração das regras;
- Resgate do objetivo do jogo;
- Posição básica dos jogadores;
- Origem do jogo;
- Capacitação do mesmo;
- Alongamentos específicos;
- Músculos mais trabalhados.
Agora que você conhece o Tchoukbol, experimente por no planejamento como algo a ser considerado em sua aula, traga filmes, depoimentos, resgate as regras, trabalhe a estruturação do jogo em si, crie elementos de uma aula leve, e enquanto o distanciamento social for algo que não deve ser ignorado, trabalhe a teoria e a metodologia.
Fale conosco sua experiência com essa modalidade, e siga-nos em nossas redes sociais, LinkedIn e Instagram. Até breve!