Uma boa semana para nós! E eu logo chego indagando: você conhece os 13 gêneros de jogos na Educação Física? Resolvemos trazer para vocês o estudo de Mauro Betti e Pierre Gomes da Silva sobre a temática, além de ajudar ricamente nas questões de planejamento, faz com que nós professores compreenda como é importante seguí-los para ter uma aula de qualidade. Confira os tópicos a seguir:
1- JOGOS SENSORIAIS: evidencia a exploração sinestésica, ou seja, favorece os sentidos: gustativo, tátil, olfativo, visual.
2- JOGOS AMBIENTAIS: favorece a integração do aluno com a natureza, pois enfatiza a exterocepção.
3- JOGOS DE (DES)CONSTRUÇÃO: são aqueles que trazem a percepção e aquisição da noção de reversibilidade com objetos e o próprio corpo. Podemos destacar aqui a autoavaliação corporal e dinâmica dos movimentos.
4- JOGOS SIMBÓLICOS: favorece a ampliação da capacidade de criar e imaginar, trazem a representação latente do papel social.
5- JOGOS RÍTMICOS: eles envolvem o ato de mover-se, há uma cadência rítmica ou ordenada no espaço e no tempo, são favoráveis para a tomada de consciência dos ritmos biológicos também: batimento cardíaco, respiração, entre outros.
6- JOGOS DE EXERCÍCIOS: têm predominância nas atividades sinestésicas e equilíbrio dinâmico, e tem como ponto alto a execução em si, porém sem finalidade utilitária imediata por se tratar de um jogo.
7- JOGOS DE LUTA: trabalha a capacidade de defesa ou proteção territorial, sendo aqueles jogos que requerem agarrar o adversário mantendo-os presos, jogos de conquista de objetos, de conquista de territórios, jogos que usam do desequilíbrio, e tem os jogos que precisam de ‘perseguição punitiva’.
8- JOGOS INTEGRATIVOS: favorece a conexão interior e responsabilidade por sua saúde. Nessa vertente podemos trabalhar jogos que envolvam respiração, postura, bem-estar físico e mental.
9- JOGOS DE INVASÃO: traz o pensamento analítico pois o aluno além de já começar a ter noção e experimentar o esporte coletivo, faz com que recorra as habilidades técnicas e táticas dentro da ludicidade.
10- JOGOS DE REBATIDA: além de usar partes do corpo para o sucesso do jogo, trabalha concentração e coletividade.
11- JOGOS DE MARCA: faz uso quantitativo de tempo, distância ou peso. Estafeta e revezamento são os mais conhecidos, e as capacidades físicas e movimentos básicos bem evidenciados como correr, saltar, andar em zigue-zague.
12- JOGOS DE PRECISÃO: estes tem o objetivo de aproximação ou atingir o alvo, seja com as próprias mãos ou algum suporte.
13- JOGOS DE RACIOCÍNIO: favorece em larga escala além de exigir, a competência lógica. Eles também demandam considerar movimentos específicos seu e do outro como o xadrez, e mesmo nessa vertente eles trazem situações peculiares de movimento.
Referência: BETTI, Mauro. SILVA, Pierre Normando Gomes da. Corporeidade, jogo linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 1º edição. São Paulo: Cortez, 2018.
Agora que você conhece os 13 gêneros de jogos na Educação Física, vale o destaque nessa questão que é a aplicação dos mesmos em aula. Planeje, estruture, use exemplos! Mesmo em dias onde se exige distanciamento social, é possível e é viável trabalhar dessa forma, veja bons exemplos no próprio Instagram onde vários perfis mostram (talvez não com essas palavras) as boas práticas. Fique Ativo!
Uma resposta
Professora, que bacana essa divulgação dos gêneros de jogos. Fiquei surpreso e feliz.