Você sabe o que avaliar em cada bloco no 5º ano? Bom, começamos essa matéria com esse questionamento, contudo, cada professor como bem sabemos é livre e deve fazer tais critérios de acordo com sua turma (ou turmas). Decidimos trazer um pouco de como pensamos, o Professor Jonathan e eu estabelecemos algumas metas a serem atingidas de modo geral, então, o enfoque avaliativo vai sendo destrinchado aos poucos. Confira os critérios que achamos justo o enfoque, seguido pelos blocos orientados pela BNCC.
CRITÉRIOS
Pensamos em alguns critérios para os alunos dos 5º ano, mas sempre mudamos o ponto de vista sobre as turmas. Bom, veja como selecionamos isso:
- Interação corporal através da vivência prática;
- Experimentação da Cultura Corporal do Movimento por meio estratégico;
- Prática do respeito social através de jogos e pequenas competições;
- Movimentação autônoma;
- Fruição acerca da cultura corporal do movimento por meio das manifestações culturais tanto dentro quanto fora da escola.
Para avaliar cada bloco experimente observar esses pontos seguindo as destrezas avaliativas:
- Brincadeiras e jogos: há participação e entusiasmo quando há desafios corporais?
- Ginásticas: Há participação do aluno e superação de limites?
- Danças: Há a necessidade de incentivo extra para fazer essa aula?
- Esportes: Há assídua participação? O aluno colabora com os colegas?
- Lutas: Há experiência na modalidade? se não houver: houve interesse pela prática?
Uma sugestão para vocês, é fazer uma ficha avaliativa do grupo ou individual do aluno, e ir inserindo manualmente suas observações como explanamos acima nosso método. Pensando em facilitar, disponibilizamos esse modelo para download e preenchimento individual ou por grupo, não apenas para os 5ºanos, mas num todo. Clique aqui e baixe.
Por fim, agora você sabe o que avaliar em cada bloco no 5º ano? Conte para nós no LinkedIn ou Instagram, se preferir, mande-nos um e-mail! Até breve!