Fala pessoal do Fique Ativo, pergunta básica mas essencial: você sabe quais são os tipos de ginásticas? Por incrível que pareça, muitos acham que ginástica é uma coisa única e sem variação, então decidimos mostrar aqui que não é e desmistificar tal apontamento.
Pra iniciar a resposta da temática “você sabe quais são os tipos de ginásticas?”, siga o fluxograma que preparamos a seguir:
Separamos também algumas definições que a autora Elizabeth Paoliello fala sobre ginástica:
- Ginásticas de condicionamento físico: englobam todas as modalidades que tem por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo normal e/ou do atleta.
- Ginásticas de competição: reúnem todas as modalidades competitivas.
- Ginásticas fisioterápicas: responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças.
- Ginásticas de conscientização corporal: reúnem as novas propostas de abordagem do corpo, também conhecidas por “técnicas alternativas” ou “ginásticas suaves” (Souza, 1992). Elas foram introduzidas no Brasil a partir da década de 1970, tendo como pioneira a anti-ginástica. A grande maioria desses trabalhos tiveram origem na busca da solução de problemas físicos e posturais.
- Ginásticas de demonstração: é representante desse grupo a ginástica geral, cuja principal característica é a não competitividade. A função principal é a interação social entre os participantes.
E aí, ficou claro pra você quais são os tipos de ginásticas? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn para acompanhar essas e mais informações pertinentes da Educação Física!