E aí, professores! Prontos para a parte três sobre “como replanejar aulas de Educação Física com o novo normal?” Se não viu as postagens anteriores sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, clique aqui e aqui também! Hoje vamos lidar e sanar algumas situações bem características acerca do Ensino Fundamental II, desde o desinteresse dos alunos até como proceder com cada adversidade já latente em aula, e provavelmente ‘piorada’ por conta da pandemia.
A sociedade já está bem ciente que a Educação Física é área da saúde, que somos do grupo de prevenção de enfermidades e isso se estende em sala de aula e quadra. É de suma responsabilidade do Profissional de Educação Física Escolar, promover o bem-estar e saúde física também dentro da quadra de uma instituição de ensino, seja escola pública ou privada.
Sou Professor Coordenador em escola estadual, e também Professor de Ensino Integral, e sempre eu vejo a mesma situação:
- ‘Fessor’, cadê o futebol? pra quê vôlei?
- Ahhh professor, estou menstruada…
- Professor, estou menstruada de novo…
- Vôlei é coisa de menina, professor!
- Credo professor, não quero futebol, é coisa muito bruta pra mulher…
E sempre ocorre… se identificou com isso? Pois é, é mais comum do que se pensa! e não é coisa do ensino público, é ensino em si! Essa faixa etária necessita de estímulos constantes, de algo que chame atenção, e nessa matéria, irei propor atividades a serem inseridas em seu plano de ensino que prendam a atenção dos alunos e que esteja de acordo com o novo normal.
Agora que já sabemos os problemas do Ensino Fundamental II, colocarei uma sugestão de planejamento para um 8º ano visando o novo normal. Ao finalizar, direi onde me inspirei e como me embasei inclusive para meu planejamento. Vamos aos tópicos!
- Esportes Paraolímpicos;
- Ginástica de conscientização corporal;
- Esporte de parede;
A ideia é colocar o corpo como ponto de partida e como podemos cuidar através destas três vertentes.
- Exercício Físico mediano;
- Práticas corporais de aventura;
- Ginástica de condicionamento físico.
Vamos aprofundando um pouco mais sobre a questão corpórea e manutenção consciente do corpo através do esporte e práticas corporais. Nesse momento, seja delicado amigo professor… é uma faixa etária bastante emotiva que não lida muito bem com questões e mudanças, o “saber ouvir” será acima de tudo, fator primordial para que estas abordagens dêem certo.
- Treino Funcional;
- Arbitragem nos esportes de campo;
- Coerência cardíaca.
Intercale e relacione as funções cardíacas, sistema circulatório, como o corpo lida com o estresse do pós treino. Seja teórico (a) para que não se esqueçam dos esportes em grupos e regras.
- Alimentação saudável;
- Calistenia;
- Efeitos da obesidade no corpo;
- Prevenção dos males da obesidade através dos exercícios físicos e esportes.
Finalize seu ano letivo com um trabalho íntegro de conscientização corporal. Obesidade não é e nem nunca foi algo que deveria estar fora dos planos de um Profissional de Educação Física. Seja aquele que trará para o seu aluno, os embasamentos, meios e recursos para bons hábitos.
Indicações de material
Ufa! gostaram? Ainda irei fazer a parte final de Ensino Médio, mas digo uma coisa, não é difícil se houver disposição. Abaixo, deixarei links como recurso pedagógico para que tenham em quem e onde se embasarem. Como bom professor de escola pública, defendo o material, defendo a grade e é o primeiro link que disponibilizarei:
Agora, deixarei o site do Impulsiona que disponibiliza cursos de extensão com carga horária que varia de 2 a 60 horas, e há suporte didático:
Por último, o perfil das irmãs Tarcila e Tarcilene Idalgo, Profissionais de Educação Física propulsoras do perfil Educação Física Escolar no Instagram com mais de 70 mil seguidores. Elas possuem um vasto acervo didático que poderão fazer uso com um preço justo ao adquirirem:
Instagram: @educacao_fisica_escolar;
Então é isso, finalizo aqui minhas indicações sobre como replanejar aulas de educação física com o novo normal, e se quiserem entrar em contato, clique aqui!
Teremos um imenso prazer em falar com vocês. Até breve!
Professor Jonathan Moraes, Co-Fundador do Fique Ativo. CREF 116126-G/SP