O que o treinamento com carga causa no corpo?

Você já parou para pensar quais são os efeitos do treinamento de força no corpo e o que causa? Pensando nisso, vamos começar a semana com essa temática aqui: O que o treinamento com carga causa no corpo? Não vamos apenas dizer coisas sobre ganho de massa e nem generalizar, acompanhe esse estudo embasado Grannel e Cervera, estudiosos da Educação Física que trazem à tona tal questionamento, reflita, instrutor sobre como tem planejado para seu aluno. Vamos lá?

EFEITOS IMEDIATOS

São os efeitos produzidos logo após a aplicação das cargas de treinamento (unidade de treino): eles são medidos pelo grau de fadiga local e geral, e desaparecem em períodos de tempo diferenciados, de acordo com o nível da atividade muscular realizada. Assim, os efeitos imediatos são indicadores para a ordenação das unidades de treino, de forma a produzir as adaptações necessárias, desde que seja aplicado o princípio fundamental de treinamento relacionado à alternância e à variabilidade das cargas.

Os efeitos imediatos constituem referência para a avaliação da capacidade dos conteúdos aplicados na unidade de treino de um microciclo que compõe o plano de treinamento. O treinador deve conhecer bem os efeitos imediatos dos conteúdos do treinamento aplicado, principalmente para que a ordenação desses conteúdos possa se alternar e causar adaptações positivas ao longo de um processo de treinamento, ou mesmo de um mesociclo.

EFEITOS TARDIOS

Os efeitos tardios são dependentes da carga (tipo e intensidade) do treinamento realizado e estão associados aos períodos necessários para que ocorra a adaptação das estruturas corporais (músculos, ligamentos, tendões, ossos etc.) ao estímulo de treinamento.

Esses efeitos estão condicionados ao tempo necessário para reverter as alterações que ocorrem nos diferentes órgãos, como é o caso da estrutura contrátil do músculo ou do sistema cardiovascular (GRANELL; CERVERA, 2003); ou seja, o treinador deve conhecer o efeito residual que cada carga provoca no organismo de seus atletas para realizar uma recuperação que possa levar a níveis mais elevados de adaptação.

EFEITOS ACUMULADOS

Como foi visto, a constante alteração nos componentes da carga do treinamento levarão a efeitos acumulados, a chamada adaptação.

Os efeitos acumulados representam um aspecto fundamental para o planejamento do treino, portanto, nada mais são do que o acúmulo dos efeitos positivos dos diferentes ciclos de treino com o objetivo de promover benefícios em médio e longo prazos. Esses efeitos geralmente são obtidos ao final de cada período de treinamento, especificamente ao final de cada mesociclo ou mesmo macrociclo do plano anual de treino (GRANELL; CERVERA, 2003).

Adaptações como a diminuição da frequência cardíaca, o aumento do consumo máximo de oxigênio (VO2max), a melhora da capacidade e da potência aeróbias, o aumento da velocidade de corrida relacionada ao consumo máximo de oxigênio (vVO2max), o aumento da capilarização muscular, a maior produção e remoção de lactato, a maior tolerância ao limiar de lactato e o aumento do tempo de corrida no limiar de lactato foram extensivamente demonstrados pelos estudos de Gharbi e outros (2008), Gamelin e outros (2007), Mujika e Padilla (2004), Petibois e Déléris (2003), e Billat (2002). Tais adaptações são características do processo do incremento do desempenho em modalidades de resistência, como observado por Weineck (1999), Verdugo e Leibar (1997).

A melhora da ativação neural, as adaptações de tipos de fibras musculares, o aumento da área da secção transversa do músculo, a hipertrofia6 e a hiperplasia7 musculares, a força explosiva, as mudanças na composição corporal, dentre outras percebidas durante o processo de treinamento físico, resultarão na melhora das capacidades de velocidade e força (MELNYK; ROGERS; HURLEY, 2009; BOSCO, 2007; ANDERSEN et al., 2005; BILLAT, 2002; WEINECK, 1999; VERDUGO; LEIBAR, 1997).

Viram só a importância em se conhecer o que o treinamento com carga causa no corpo? Quando o instrutor interioriza esses feitos corporais, é possível atingir a excelência corporal de seus alunos. Gostaram? Fale conosco, dê sugestões também pela DM do Instagram, e não se esqueçam: #FiqueAtivo !

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.