E já começamos nosso ano letivo, e com ele os desafios em se planejar e estruturar dentro no novo normal. Contudo, não vamos deixar de lado temáticas importantes como os Temas Transversais, e para isso vamos esmiuçar como os temas transversais e a Educação Física Escolar podem ser explorados. Vamos recordá-los?
- Ética;
- Saúde;
- Meio Ambiente;
- Orientação Sexual;
- Pluralidade Cultural;
- Trabalho e Consumo.
Agora que lembramos quais são, uma importante nota tem que ser dita aqui: segundo o MEC, “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes”.
Mas afinal, qual a relevância deles para a Educação Física Escolar?
Temas transversais não são disciplinas, apenas permeiam todas elas.
Ex: Ética – não pode estipular uma aula sobre o assunto uma vez por semana. Esse tema precisa estar presentes em todas as disciplinas, o tempo todo, como pano de fundo do trabalho da escola.
- Ao abordar os temas transversais, o professor leva os alunos a refletir para que eles tenham condições de construir conceitos, em vez de apenas coletar informações a respeito.
Os temas transversais nas aulas de Educação Física devem ser explorados para estimular a reflexão e, contribuindo para a construção de uma visão crítica em relação à prática e aos valores inseridos na disciplina e no meio social.
A ética trabalha com valores e atitudes presentes na cultura corporal de movimento, além de aspectos morais do dia a dia em sociedade. O professor pode levar os alunos a refletir sobre a escassez de espaços públicos para a prática de esportes na cidade. Por que predominam os clubes e as associações particulares ? A inclusão de deficientes físicos na prática esportiva, também é uma questão ética.
A saúde desenvolve hábitos e atitudes de promoção, prevenção e recuperação individual e coletiva. Vincular a Educação Física ao cultivo da saúde e do bem-estar das pessoas, também se faz necessário, além disso escola tem a função de orientar o estudante com as noções básicas de higiene e saúde, lembrando-lhe que cada indivíduo deve ser responsável pelo seu próprio bem-estar.
O contato da escola com áreas próximas, como parques e praças, abre oportunidade para a Educação Física abordar o tema do meio ambiente. O objetivo é trazer reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.
É um assunto polêmico, que envolve questões de foro íntimo, mas a escola tem o dever de orientar os alunos e esclarecer suas dúvidas a esse respeito. Reconhecer e respeitar também o gênero que o aluno se identifica, faz parte da Educação Física e dos temas transversais, e o Profissional de Educação Física pode e deve realizar o trabalho de aproximação dos gêneros, sem estereótipos ou segregação. Aids, métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a descoberta do próprio corpo e da sexualidade são questões a serem abordadas em sala de aula.
O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Adotar uma postura não preconceituosa e não discriminatória é a chave para atingir os objetivos da pluralidade cultural em Educação Física.
Momento oportuno para preparar os jovens para a sua inserção no mundo do trabalho e discutir temas como consumo, direitos, desemprego, entre outros. O professor pode ajudar seu aluno a analisar criticamente a necessidade de possuir determinado produto e, assim, criar a noção de consumo consciente.
E aí Professores? Gostaram desta prévia? É muito importante enfatizar estas questões para que o ano letivo flua. Os Temas Transversais e a Educação Física Escolar, são componentes importantes que sempre tem que estar lado a lado. Siga nosso Instagram @fique.ativo, e também fale conosco, deixe sugestões, elogios e suas dúvidas, iremos responder!
Nice Oliveira, Fundadora do Fique Ativo. CREF 158607-G/SP