Já trouxemos aqui alguns esportes não convencionais como o Corfebol, Tchoukbol e o Showbol, e hoje é dia do Câmbio. Se trata de uma variação do vôlei e você vê a prática muito latente no estado do Rio Grande do Sul pelo público da terceira idade. Foi a norte-americana Clara Gregory Baer quem criou o jogo no ano de 1895, e era conhecido pelo nome de newcombball e ficou popular nos anos 20 na cidade de Nova Orleans – Lousiana – USA.
O jogo é realizado na quadra tradicional de vôlei, mas antes o professor precisará fazer as demarcações conforme exemplo abaixo:
REGRAS DO CÂMBIO
- Demarque a quadra conforme exemplo acima;
- Organize os alunos duas equipes, dispondo cada um dos alunos em um número (de 1 a 9). O restante fará uma coluna ao lado da quadra, nos outros números restantes;
- Vocês farão rodízio cada vez que o aluno estiver no número 8 fazendo o saque dizendo: câmbio! Então, todos os membros da equipe deverão trocar de lugar sempre observando a ordem dos números, sairá da quadra o aluno que estiver no número 9, indo para o final da coluna, e entra o jogador da posição 10 que ficará no número 1;
- O jogo começa quando dois alunos, um de cada equipe tiram par ou ímpar para definir a posse da bola;
- A equipe ganhadora começa com saque, lembrando que é o aluno número 8, dando continuidade ao jogo;
- Já o time adversário, terá que prender a bola, e aquele aluno que conseguir retê-la, terá que passar para outro colega que obrigatoriamente, terá que fazer o passe par quem estiver no número 8 dando continuidade;
- Se a bola sofrer uma queda, ou bater na rede ficando no mesmo campo, é ponto para o outro time;
- A equipe vencedora é aquela que no fim do tempo de jogo, tiver pontuado mais;
- O ponto para a equipe adversária é pontuado quando o rodízio deixar de ser feito da forma correta, ou quando o número de passes for maior que três ou se não respeitarem a posição de lançamento.
Viram só que jogo legal? Você já conhece o câmbio agora, então mãos à obra no planejamento…! Apesar da popularidade latente na terceira idade, é muito bom no ambiente escolar, lembrando que é indicado para alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental. Se curtiu, confira também nosso Instagram e LinkedIn com mais dicas esportivas! Até a próxima!
Respostas de 5
Jogo muito bacana, fomos a Maringá dia 18 de junho com a Prof Adriana, na integração dos idosos, aprendemos jogo no escuro, basquete, vôlei de areia, vôlei de quadra câmbio e handebol. Agradeço a prefeitura de Curitiba e a prof Adriana.
Comecei há três semanas no jogo cambio, é maravilhoso estou gostando muito. No início me atrapalhava, pois nunca tinha visto, mas agora já estou um craque, não é nada dificil. É um ótimo exercício para todo corpo e mente, sem falar que fiz novos amigos. Fico ansioso pra chegar o dia do jogo.Somente ainda não entendi bem as técnicas quando a bola cai fora ou alguma falha do jogador. Mas o importante é jogar. Obrigado pelas explicações acima, foram muito úteis.
Que bacana, Daniel! Muito satisfatório seu comentário. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco!
Tenho 50 anos e estou jogando vôlei câmbio, faz 3 meses e tô amando esse esporte adaptado. Um ponto positivo para saúde, além de conhecer pessoas incríveis.
Que coisa boa de ler, Josefa!! Todo sucesso do mundo pra você! #FiqueAtiva!