Eita que já é a parte final!! Passou rápido esse janeiro, não é? Esta semana é a última para os professores se planejarem, então, esta parte 4 que trará a tona como replanejar aulas de Educação Física com o novo normal, deixamos para falar do Ensino Médio.
Mas antes de tudo, vamos relembrar um ponto delicado: o Ensino Médio foi reformulado, logo muitas aulas especialistas sofreram variantes consideráveis com isso, porém, vamos focar no que de fato é relevante: a saúde física de nossos alunos. Para ver a reestruturação governamental do Ensino Médio, clique aqui.
Sem mais delongas, vamos ao que importa, nosso planejamento! Separamos primeiro em tópicos, a estruturação do planejamento:
- Faça a unidade temática do bimestre;
- Levante as habilidades que pretenda atingir com esse tema;
- Enfoque os objetos de conhecimento de sua proposta no plano.
Tendo esse embasamento, agora vamos partir para a parte prática do planejamento! Deixaremos nas abas a seguir, as propostas de habilidades, as temáticas e objetos de conhecimento para estruturação, contudo, não iremos separar por bimestre como os anteriores no Infantil, Fundamental 1 e Fundamental 2. O Ensino Médio seguindo as normativas governamentais, também trará em cada unidade escolar peculiaridades que dependerá de cada gestor, não que os outros ciclos não tenham isso, mas necessita de atenção ao que cada gestor propõe, se há decreto que permita o aumento das aulas em seu estado ou município, enfim…
ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO- ENSINO MÉDIO
- 1ºAno: Corpo, saúde e beleza, esportes de aventura, lutas, danças.
- 2º Ano: Trabalho e lazer, esportes de aventura, alimentação saudável, estética.
- 3º Ano: Esporte, mídias, saúde emocional
- 1º Ano: Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
- 2º Ano: Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática
de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. - 3ºAno: Identificar os riscos à saúde relacionados a dietas, consumo de suplementos alimentares, uso de esteroides anabolizantes e outras formas de doping.
- 1º Ano: Ginástica de condicionamento físico e ginástica de consciência corporal; Esporte Técnico Combinatório.
- 2º Ano: Exercícios físicos e práticas alimentares; Efeitos fisiológicos, morfológicos e psicossociais do treinamento físico.
- 3º Ano: Práticas Corporais de Aventura Urbana – (Patins, Skate e Parkour) ; Jogos virtuais e o uso da tecnologia.
Esperamos que as ideias acima clareiem vocês no processo de planejamento. Não deixamos nas abas sequências entre os três eixos, o motivo é para que este material os levem a se inspirar em fazer algo inovador.
E recomendamos fortemente sempre uma anamnese, e em especial dado o estado mundial de pandemia, todo cuidado é bem vindo. Para isso, sugerimos um exemplo de anamnese, e também a disponibilizamos para compra na íntegra a baixo custo, clicando aqui.
Dedicamos esta última parte para todos os colegas docentes que estão enfrentando com maestria, essa terrível fase de COVID, os que perderam seus entes queridos e em especial, esta matéria carrega emoção por sabermos que uma professora dedicada, foi uma das incontáveis vítimas no dia de hoje desta doença, Professora Helen Leal da E.E. Elvira Parada Manga. – Francisco Morato – SP.
Professor Jonathan Moraes, Co-Fundador do Fique Ativo. CREF 116126-G/SP.