Em um bate papo bem interessante sobre educação física escolar, conheci virtualmente o incrível Wilson Santoro, o @wilsantoro no Instagram, Profissional de Educação Física e co-autor do livro “Neuropsicomotricidade: sentir, pensar e agir brincando”, e é com um modo descontraído e bastante maduro que Wilson tão jovem, já é destaque no segmento escolar. Acompanhe esse “vocação: ser professor – feat Wilson Santoro.
“Me chamo Wilson Alberto, tenho 22 anos e um recorte da minha história fala sobre a importância de olharmos para dentro de nós e analisarmos quem somos, para depois pensarmos no que podemos entregar ao mundo enquanto profissionais. Em 2015, me formei no ensino médio e nesse período eu estava em dúvida em 3 faculdades: educação física, marketing com ênfase em publicidade e análise de sistemas. Minha decisão de cursar publicidade, foi pelo fato de eu ser uma pessoa criativa. Dos 8 aos 15 anos eu criava muitos artesanatos. Assistia os programas Mister Maker e Art Attack. Eu sempre tive uma fissura por criar coisas com materiais reciclados. Bom, acabei saindo de publicidade no final do ano de2016 por conta de achar que a minha criatividade poderia estar a favor de coisas que eu poderia não concordar no trabalho. Além disso, minha única vontade dentre as várias possibilidades da profissão, era trabalhar em agências. A maioria das grandes agências ficavam e ficam muito longe da onde eu moro, e a constante instabilidade de emprego mexia com algo que também era intrínseco a mim, a estabilidade profissional, visto que muitos profissionais experientes da área confirmavam essa minha hipótese em suas palestras.Foi aí então eu comecei a ficar refletindo: o que eu vou fazer se sair desse curso? Acabei olhando só a questão da demanda de profissionais que necessitavam as empresas de T.I, e optei por estudar análise de sistemas em uma outra faculdade em Santos. Após 3 dias, não estava me sentindo bem nessa faculdade e fui para uma outra instituição de ensino superior em São Vicente, onde cursei o mesmo curso, e uma aula foi o suficiente para eu refletir que a profissão exigia muito mais o raciocínio lógico ao abstrato, que era a minha principal característica. Pensei: e agora? O que me restava na mente era a Educação física por conta de eu gostar muito de praticar esportes. Na mesma faculdade, troquei para esse curso, mas sem expectativas.
Comecei a formação acadêmica nessa área em 2017, e matérias como psicologia, sociologia, filosofia e pedagogia começaram a despertar em mim o gosto por estudar e entender o quanto que é complexo educar um ser humano, o quanto até mesmo os pais hoje em dia devem também estudar para educar os seus filhos, não só os professores!
No começo do curso, a coordenadora nos comunicou sobre um projeto na cidade de Santos que necessitava de voluntários. Bom, comecei a participar do projeto Fast Wheels Kids como voluntário (até hoje sou). Um projeto de inclusão ao inverso, onde lido com pessoas com e sem deficiências através de esportes adaptados,brincadeiras e jogos. Mas o que me fez ficar, foi a dúvida de como que as pessoas com deficiências participavam nesse projeto. Uma das minhas características estava ascendendo. Logo, com o tempo os professores do projeto começaram a me dar mais liberdade para criar atividades, e foi aí que encontrei a utilidade da minha criatividade, criar possibilidades através de brincadeiras e jogos para esse público específico. Hoje formado, me sinto muito realizado com a profissão, vejo a educação física escolar de uma forma diferente, e sinto que se eu conseguir meu espaço na área educacional, poderei fazer muitas coisas legais e diferentes, tanto na prática, quanto em pesquisas e publicações de livros.”
Wilson atualmente deixa bem nítido seu amor e dedicação plena na Educação Física através de seus trabalhos, e com mais de 5.000 seguidores, ganha merecido espaço com suas opiniões acerca da Pedagogia, Filosofia e Psicologia também como bom autodidata! Ele também participará (assim como essa que vos fala) do XVI Seminário da Educação Física – USP, com um artigo ainda em processo!
Obrigada pelo bate papo, Wil! E você, gostaria de contribuir com ideias aqui no Fique Ativo? Fale conosco!
Não deixe de conferir e compartilhar essa matéria incrível “Vocação: Ser Professor – Feat Wilson Santoro”, além de outros tópicos e pontos relevantes que já postamos aqui! Você sabe fazer um plano de ensino? Você conhece o showbol? Até breve!
Wilson Santoro – entrevistado Fique Ativo. Nice Oliveira, Fundadora do Fique Ativo. CREF 158607-G/SP