5 motivos para treinar no frio intensamente

Calma… sei que está frio mas garanto que darei 5 motivos para treinar no frio intensamente que te fará pensar e repensar muito em mudar seus horários e hábitos durante o inverno, mas antes, relembre conosco alguns pontos…

  1. Nosso corpo envelhece em um ritmo diferente;
  2. Correr não é tão benéfico ou salvador da pátria;
  3. Problemas na lombar não te impedem de fazer exercícios;
  4. Perda de peso vem aos poucos.

Clique nas palavras destacadas para maiores detalhes. Bom, voltando agora com os 5 motivos para treinar no frio intensamente, saiba antes de tudo identificar seus limites além de sempre realizar com a orientação e prescrição de um Profissional de Educação Física com CREF ativo.

Mesmo sabendo que o frio as vezes resseca a pele e afins, durante a prática de exercícios físicos o nosso maior órgão passa a utilizar água fria, ou seja, ambientes mais gelados fazem nossa água corpórea gelar, o que beneficia os poros no controle da oleosidade e também o couro cabeludo, fortalecendo os cabelos.

Nossa respiração tende a ser no período mais gelado dificultosa, porém o pulmão através da baixa temperatura força os lobos a trabalharem de forma que o oxigênio seja ministrado com mais eficiência para garantir portanto, uma oxigenação corporal devidamente preparada para as baixas temperaturas sem comprometer demais funções.

Isso mesmo! Seu coração quando treina em períodos de temperaturas mais baixas, passa a bombear o sangue em um fluxo maior para garantir uma temperatura corporal adequada, e com isso as artérias e veias passam por meio desse fluxo a se “limparem”, o que reduz drasticamente acúmulo de gordura nas artérias, risco de AVE/AVC e infartos, mas claro que isso associado a uma boa alimentação.

Com a baixa temperatura, o corpo passa a se adequar ao clima, logo começam resfriados, alergias e etc, mas por um curto período. Ao entender esse comando de mudanças, ocorre o aumento de atividade do sistema imune que passa a atuar mostrando que a temperatura é normal, fazendo com que os sistemas entendam nesse período de inverno a viverem em harmonia, sem precisar adoecer. E tal controle vem com treinamento específico para cada tipo de corpo.

Quanto maior a resistência… melhores são os resultados! O frio faz com que o corpo se esforce mais para realizar todos aqueles pontos anteriores acima descritos, e com isso para o caso do objetivo ser emagrecimento por exemplo, faz uso das “reservas adiposas”, queimando naturalmente os acúmulos adiposos no tecido.

Em relação ao ganho de massa, naturalmente será necessário o aumento de carga para manter-se aquecido e, por fim, garantir que os filamentos musculares deslizem adequadamente e permaneçam uniformes.

Agora que você conhece 5 motivos para treinar no frio intensamente, faça a prática disso. Além do mais, essas duas dicas a seguir podem garantir uma eficiência quando for…

  • Para emagrecer: pule corda por aproximadamente 20 minutos, seguindo 2 minutos seguidos sem pausa e descansando 45 segundos;
  • Para ganho de massa: treine no estilo volume alemão, drop-set ou piramidal sob orientação de um Profissional, os resultados surgirão mais cedo do que imaginar.

Curtiu as dicas? Veja outras em nosso Instagram e LinkedIn, apoie o conteúdo que com carinho deixamos para vocês. Até!

Postado por:

Picture of Fique Ativo

Fique Ativo

Feito por profissionais, para profissionais! #FiqueAtivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.